sábado, 14 de maio de 2011

O bico do pão!


Minha família tem um termo próprio pra definir coisas mal resolvidas. Chama-se "bico do pão"!
Eu explico: eles eram muito probres e quando dava pra comprar pão, compravam aquelas baguetes, ou famosas "bengalas".
Pra quem não sabe a bengala é um pão compridão. E adivinha: tem duas pontas.
Até aí nenhuma novidade, não fosse a quantidade de crianças na casa ser superior a dois, o que gerava guerras homéricas pelas pontas do pão. Isso porque a ponta é muuuuito mais gostosa. E imagino eu que, pelo prazer da conquista também.
Traumas surgiram por conta do bico do pão... foi um tal de filho brigando com a mãe, dizendo que ela gostava mais do outro irmão porque "só dava as pontas pra ele" e por aí vai...
Claro que isso é uma hipérbole, tá? Não quero que pense que minha família só tem loucos... é uma ilustração... mas até que todos crescessem e compreendessem que o bico do pão não era tão importante assim, vivemos em conflitos. Bobos, ridículos, mas conflitos.
E por que desenterrei tudo isso?
Por conta dessa briga de ricos X pobres X judeus X budista X ateus X desocupados X workaholics X influentes X não influentes.
Acho que tá todo mundo sabendo da treta por conta da estação Angélica, não?
Uma manifestação que era para ser pacífica - e legítima, muito legítima - virou palco para xenofobia e um prato cheio de preconceitos.
Um espetáculo vergonhoso.
O que entendo é que uma pequena porção de moradores influentes (e não necessariamente judeu) conseguiu boicotar de certa forma a construção da estação onde era pra ser originalmente.
Daí veio a galera com a idéia do churrascão - até aí, beleza - achei, aliás, de uma criatividade incrível! Vou até passar por lá e deixar minha assinatura! É amanhã!
Tinha tudo pra ser um espetáculo da diversidade, mas virou zona!
Começaram as agressões de ricos contra pobres, de pobres contra ricos, dos que concordam contra os que discordam e vice-versa.
Não vale a pena detalhar, é de se lamentar!

Uma coisa que andei pensando tb é na tênue linha que separa o humor do mau gosto.
Danilo Gentilli foi muito infeliz em seu comentário no Twitter sobre a relação dos judeus com os vagões. Só quem traz essa cicatriz em sua história deve saber o quanto dói.
Por outro lado, o fator histórico é um "bico do pão" que deve ser superado pelas gerações futuras.
Claro que, diferentemente da história da minha família, não é uma coisa pequena.
Se bem que, se você perguntar a qualquer um deles, nunca admitirão que era algo pouco. Pelo contrário. Vão resgatar aquele período em que passaram fome, etc e tal.
Mas isso é outra história... Isso de carregar o passado pra sempre, acho que deve ser humano...

Poxa vida, gente... vamos acordar! Podemos construir histórias mais belas ao invés de cultivar e remoer as vergonhas do nosso passado e dos passados dos nossos antepassados. O futuro começa agora!
Let's start from Now!

FAÇA A COISA CERTA
MOSTRE QUE VOCÊ SE IMPORTA
CELEBRE AS DIFERENÇAS
PENSE MAIS ALTO
TRABALHE MELHOR EM EQUIPE

E vamos rir juntos em vez de brigar!
E quanto à estação? Como é que as coisas funcionam no Brasil?
Não adianta brigar com o morador de Higienópolis se nós votamos em candidatos que se vendem!
Quem tá comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!