sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parque também tem cultura!


O Parque Ibirapuera é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. Estende-se por uma área de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m². Ocupa uma vasta área no bairro de Moema, estando localizado entre 4 grandes avenidas.
Aposto que muita gente nunca reparou e nem se deu conta de quanta coisa cultural existe neste parque, que conta com ciclovias e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural.
Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer (já disse que eu adoro ele, né?) a responsabilidade pelo grande projeto arquitetônico de todo o parque. Ah, e tenho mais um segredinho para contar para vcs: passear no parque á noite é uma delicia! Todo iluminado, cheio de seguranças, lanchonetes abertas e por incrível que pareça... Cheio! Só o pessoal geração-saúde correndo, fazendo ginástica... muito bacana! super -recomendo!!!

Destaquei 10 principais pontos culturais do Parque do Ibirapuera, que vale a pena visitar (em minha opinião, claro...):

MAM – Museu de Arte Moderna
Inaugurado em 1948, foi o primeiro museu de arte moderna da América Latina. Projetado por Lina Bo Bardi, abriga mostras de arte brasileiras e internacionais. Possui acervo de 5 mil obras e oferece cursos e visitas monitoradas para escolas. Tem cinema, biblioteca, auditório, loja e restaurante.

MAC – Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea - MAC - USP foi criado em 1963 e possui cerca de 10 mil obras de artistas como Pablo Picasso, Matisse, Modigliani, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti. Além do acervo, realiza diversas exposições temporárias de arte moderna e contemporânea, de artistas brasileiros e estrangeiros. Oferecem atividades e serviços como cursos, visitas orientadas, biblioteca e loja.

OCA - Pav. Gov. Lucas Nogueira Garcez
Espaço utilizado para exposições temporárias e eventos. O prédio, projetado por Oscar Niemeyer em 1954, já abrigou o Museu da Aeronéutica e o Museu do Folclore, e foi reformado segundo o projeto de Paulo Mendes da Rocha, em 2000.

Auditório Ipirapuera
Concebido por Oscar Niemeyer no projeto original para o Parque Ibirapuera, o Auditório Ibirapuera foi inaugurado em outubro de 2005. O espaço é utilizado para atividades culturais, com programação semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona um auditório com 800 lugares, com palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório.

Museu Afro Brasil
O Pavilhão Manoel da Nóbrega, inaugurado em dezembro de 1953, foi projetado por Oscar Niemeyer. O Museu Afro Brasil, aberto em 2004, tem o compromisso social de revisitar a história, sob a perspectiva do negro, e apresenta a cultura negra africana ou afro-brasileira como característica da identidade nacional. Seu acervo contra 3 mil obras relacionadas com a temática do negro, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas brasileiros e estrangeiros.

Bienal
Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão foi idealizado para abrigar grandes exposições e acontecimentos importantes. A 1ª Bienal de São Paulo foi idealizada em 1951 pelo MAM. A segunda ocorreu em 1953 no parque e estendeu-se até 1954 para fazer parte dos festejos do Quarto Centenário. Ela separou-se do MAM e foi transformada em fundação em 1962. Não tem acervo permanente, e é aberta apenas quando há exposição.

Planetário Professor Aristóteles Orsini
Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. A sala possui capacidade para 300 visitantes, sete deles cadeirantes.

Pavilhão Japonês
No Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, a colônia japonesa doou uma réplica, feita no Japão, do Palácio Katsura, em Quioto. O pavilhão possui um salão nobre, uma copa para preparo da cerimônia do chá e uma salão de chá. Apresenta exposição permanente de cultura japonesa, com peças a partir do século 11. Seu entorno é enfeitado com lago com carpas e jardins. Ocupa área de 7.500 metros quadrados.

Jardim de Esculturas
Com paisagismo de Burle Marx, reúne 30 obras de artistas brasileiros do século 20 - como Almílcar de Castro, Carlos Alberto Fajardo e Emanoel Araújo - distribuídas ao ar livre entre MAM, a Bienal e a Oca, num espaço de 6 mil metros quadrados.

Fonte do Ibirapuera
A fonte do Ibirapuera, inaugurada no dia 23 de janeiro de 2004 com a presença do Presidente Lula, é mais uma das homenagens em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo. Durante os fins de semana, a fonte do parque é ligada das 20h às 21h para uma apresentação especial para o público. O espetáculo é um show de luz, som e movimento.

Bom final de semana!! Vá visitar o parque! ;-)

2 comentários:

  1. Mas não é que vou mesmo? rs
    Boa recomendação, tinha me esquecido de algumas coisas que ainda não conheço lá. Como vou ao Auditório Ibirapuera assistir um showzinho, aproveito pra ver outras coisas.
    Te conto depois que vocÊ voltar de viagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oie renata,
    Coincidencia ou não, já está agendado. Estarei lá no próximo fds prá ver a exposição do corpo humano e quem sabe uma corridinha. =)
    Bjos.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!