quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quinta Freak


Bueno, já que estou, apenas nessa semana, escrevendo na quinta-freak, nada melhor do que tentar seguir a linha da Rita, uma das maiores caçadoras de bizarrices que conheço.

Poderia escrever sobre a viagem que fizemos, eu e a Rita para Arraial D'Ajuda, mas não vou falar sobre isso, pois não foi freak ( a não ser pelo motivo que choveu muito).

Abaixo mando uma listinha com algumas sugestões de passeios, ao meu ver, de gosto duvidoso:


  • Tour em favelas, no Brasil ou na África do Sul: odeio. A pobreza, na minha opinião, jamais deve ser promovida como atrativo turístico, e sim como um problema, uma característica da desigualdade socio-econômica.
  • Apesar da minha curiosidade ( e um dia talvez faça um passeio desse), sei que é energeticamente ruim conhecer campos de concentração nazista.
  • Minas de extração de minérios ( eu fiz o passeio, nada senti, além de um certo orgulho de saber que os negros eram tão "engenheiros"), mas algumas pessoas relatam que se sentem mal dentro de uma mina artesanal.
  • Conhecer bairros periféricos em grandes cidades sem acompanhamento de uma pessoa residente na cidade ( NYC, Paris, SP, RIO, Salvador, Madri, Roma etc). Acho que essa curiosidade pode render algum problema, dependendo da sua sorte).
  • Passeio à Fábrica de Chernobil na Ucrânia ( preciso falar por quê?)Dizem que não há mais radiação, mas eu não arriscaria.
  • Turismo necrológico em Montevideo: Existe um roteiro para se conhecer os principais cemitérios e principais túmulos de personalidades do país. Se eu não tivesse mais nada o que fazer, nem onde torrar meu dinheiro, até que seria um pouco interessante.

Isso sem falar em tantos outros lugares assombrados, ou campos de observação de OVNIS, enfim, uma infinidade de lugares que atraem um bom número de visitantes.

Foto: Auschwitz-Birkenau: Sul da Polônia

Esse é o fenômeno do Turismo buscando promover e arquitetar lugares que possam ser explorados como pontos turísticos, e gerarem renda para um determinado município.

Tem gente que acha a maior fria, mas eu sou uma turista que não gosta de perder nada: entro em mangue, passo lama no corpo, ando de busão, ando a pé pra caramba, como em lugares simples, em lugares legais, faço visitinhas de turista, frenquento também os lugares onde os "locais" frequentam...Enfim espero que,da próxima vez que viajarem, façam alguma coisa fora do seu comum, do seu habitual, para no mínimo terem uma história para contar.

até semana que vem.





3 comentários:

  1. assustador este lugar da foto.. rs...

    ResponderExcluir
  2. Uia demais! Vc leva jeito. Adoraria fazer alguns desses passeios. Sei que aqui em SP tem um passeio tbm p conhecer os lugares assombrados como o castelinho, cemiterios da consolação e outros. Excelent post!

    ResponderExcluir
  3. Cemitério da Consolação: ta aí um lugar que a Hanna me lembrou e que "passo mal" de vontade de ir conhecer. Com direito a guia e mapa

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!