terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Planejamento financeiro


Hoje vou falar de um tema um pouco chato, mas que precisa ser abordado: planejamento financeiro.

A pergunta é simples...

Como você se relaciona com o seu dinheiro?

Semana passada tive a oportunidade de entrevistar um economista chamado Fernando Meibak. Um cara tão pragmático quanto simpático e que não fala o "economês" que muitos não entendem.

Ele é autor do livro "O Futuro Irá Chegar", lançado pela Disal Editora, que fala sobre como as pessoas devem se preparar para ter uma velhice tranquila. Tive a oportunidade de ler a obra antes de fazer a entrevista.

De todo o conteúdo do livro, que é muito legal, o que mais me chamou a atenção é um tópico sobre o critério que as pessoas usam para poupar algum dinheirinho.

Sei que a vida não está fácil para quase todo mundo, mas com um pouco de esforço e disciplina, todo mundo consegue salvar algum no começo do mês.

PERAÊ, Érison Martins, você não quis dizer no fim do mês???

Não. E é aí que está o pulo do gato.

Quase todo mundo, inclusive este que vos posta, tem o enganoso hábito de fazer a seguinte conta:

Salário menos contas menos gastos é igual ao saldo do que eu posso poupar.

Meibak deixa claro no livro e reforçou durante o bate-papo que a lógica é inversa. E que uma aposentadoria tranquila, sem ter que reduzir o padrão de vida, significa guardar 20% do que ganhamos desde os 25 anos de idade, aproximadamente.

Assim, a equação correta do nosso orçamento mensal tem que ser:

Salário menos poupança é igual ao meu orçamento para pagar contas e poder gastar.

O escritor me disse uma coisa muito bacana:

"Ninguém precisa viver com a corda no pescoço para poder garantir um bom padrão de vida no futuro. Basta saber se enquadrar no tamanho da sua renda."

Dica simples, mas que exige disciplina e planejamento. Muito planejamento. Mas acredito que vale a pena.

Se o Ciro Bottini (apresentador daquele canal de compras) tem o bordão: Compre, compre, compre!", vou contrariar e sugerir o "Poupe, poupe, poupe!"

Para quem se interessou pelo livro, segue o link:

http://migre.me/2MKKf

3 comentários:

  1. pois é... poupar é muito importante memso. eu tento. juro! =P

    ResponderExcluir
  2. Eu estou entrando em curto de tanto planejar, planejar, planejar ... e nunca consegui administrar as moedas que ganho.

    Todo fim de ano é a mesma loucura!

    Trabalhar o meu psicologico e fazer, por exemplo, com que ele entenda que shows não é a unica coisa a se gastar no mundo não é uma tarefa muito facil.

    Quero o livro!

    Gostei muito do post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vixe... Estou quase cinco anos atrasada pra começar a poupar!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!