sábado, 28 de maio de 2011

Será que as coisas mudam ou é a gente que muda?


Acho que já falei tanto da mentira que o pessoal deve estar de saco cheio, mas eu acabo sempre voltando nesse assunto quando observo a vida e o comportament humano.
"Seja você mesmo"
O que é ser você mesmo?
Como ser você mesmo em um mundo que exige padrões de comportamentos?
Exige mesmo, cara!
E não adianta, NÃO ADIANTA: você não vai revolucionar!
E outra: você não é o umbigo do mundo!
Triste ou não, é uma verdade: certos ambientes requerem certos tipos de comportamento. E, na dúvida: não arrisque - cale!
"Ai Agata, você não tá falando nada com nada!"
Bom, vamos destrinchar o assunto então.
Às vezes, pessoas com um tremendo potencial não se dão bem em seus empregos ou em seus grupos sociais por causa da maneira como se comportam ou se expressam.
Por que? Porque colocam seu ego acima de tudo.
"Então eu sou uma pessoa escrachada, você vai ter que me engolir assim porque eu sou boa no que eu faço"
Ledo engano, baby... no mercado, está cheio de gente tão competente quanto você e muito menos boca-suja, por exemplo! E estão louquinhos pra sentar aí nessa sua cadeirinha.
Se o teu comportamento incomoda (e você é inteligente o suficiente pra notar isso, de outro modo não estaria lendo um post longo destes!), mude!
"Ah, mas eu vou deixar de ser eu... vou mentir para os outros e pra mim mesmo"
NÃÃÃÃO...
Vai ser você lá fora, meu camarada!!!!
Lugar de trabalho, é lugar de trabalho!
Tem gene que consegue fazer 200 mil coisas ao mesmo tempo e ainda conversar, mas aí duas coisas podem acontecer:
Você(s) pode(m) incomodar a pessoa que está ao lado concentrada em outra coisa;
Você(s) pode(m) dispersar e fazer um trabalho mal feito.
E se você quer ser reconhecido, subir, essas coisas, cara... presta atenção agora.
No trabalho e na vida, você está se relacionando o tempo inteiro com pessoas que você não conhece 100%.
Algumas delas acabam entrando para a sua vida, seja para o bem ou para o mal.
Ganhmos amigos e inimigos, isso é inevitável
Mas dependendo do seu comportamento, conquistará mais ou menos inimigos.
Mostre mais, fale menos.
Comporte-se adequadamente.
Engula os sapos sim! Espere, respire, conte até 100 e não responda de cabeça cheia... essas 1001 coisas que falam nos livros de auto-ajuda...
Já trabalhei com pessoas que não me suportavam e a gente trabalhava bem! Era fantástico!
Respeite e celebre as diferenças... Isso é uma filosofia de vida!
Mas não seja egocêntrico ao ponto de colocar a sua diferença assima de tudo!
Você aprende com isto!
Eu aprendi... Um grande amigo me ensinou...
Achava que todos tinham que engolir as minhas porraloquices.
Levei 10 anos até aprener a me comportar feito gente grande e sim, só fui promovida depois que parei de falar palavrão.
Se eu era menos competente antes por causa da minha boca-suja?
Não... potencial é potencial. Sempre levei o trabalho a sério.
Mas quem é que vai confiar numa louca que solta um "putaqueopariu" no meio de uma reunião, ou que fala em gíria com a chefe?
Agora, quando esmago o dedinho na quina, o "putaqueopariu" explode no coração, a lágrima escorre pelo canto do olho e eu solto um singelo "ai".
Você pode ser você mesmo. Aliás, você pode ter vários EU's.
O EU do trampo, o EU da família, o EU da balada, o EU intelectual, o EU da web.... só cuidado pra não mostrar um no ambiente do outro!
Raul diria que isso é uma metamorfose ambulante.
Eu prefiro que me chamem indivíduo multifacetado! É chic, é moderno... e hoje eu tô assim, sabe...

Bom sabadão, boa curtição e tomem umas por mim que hoje eu vou trabalhar!

Beijo no coração!!!

2 comentários:

  1. Ninguém consegue (nem pode) ser a mesmíssima pessoa em diferentes ambientes.
    Não é saudável (na vida pessol) nem produtivo (na profissional).
    "Camaleone-mo-nos"!!!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!