sábado, 25 de junho de 2011

Paulistano é voce!


Sampa... relação de amor e ódio!
Será que todo o paulistano é assim, ligado no 220?
Dizem que sim!
Mas as pessoas que vem de outros lugares viver aqui acabam pegando esse jeitão e viram meio paulistanos por osmose! Na verdade acho que não tem a ver com a pessoa mas com a batida do lugar!!! A gente fica meio igual porém em dosagens diferentes! Todo mundo é meio parecido... Talvez seja aquele lance de que "o meio faz o homem"
Quando eu morei na Bahia era tudo mais sossegadinho, meu rei!
Mas Sampa é nitroglicerina pura, é tudo pra ontem! E a gente passa a viver isso!
Dois dias atrás eu voltava pra casa lá pelas 23h quando uma voz me chamou a atenção:
- Por favor...
Não sei dizer bem o que aquela voz me transmitia... acho que era pura e total ausência de adrenalina, maldade e esquizofrenia paulistana...
Olhei e era um jovem com dois olhões de jabuticaba, uma camisa xadrez e cachinhos de anjinho que me lembraram os cabelos do meu marido (na época namorado) quando resolveu deixar crescer! Baixinho, franzino, de uns 18 ou 19 anos...
- Oi! - Sorri: coisa rara em Sampa!
- A senhora sabe me dizer se o Terminal Pirituba para neste ponto? (um moleque de 19 anos me chamando de senhora... é... a idade chega para todos! Uns aninhos atrás eu seria chamada de gatinha!!!!)
- Para sim!
- É que eu estava no ponto da frente, a placa dizia que ele parava lá, ma ele passou direto!
- Ou ele não te viu dar o sinal, ou fez de sacanagem...
Não devia ter falado isso!
Vi a decepção brotar nos olhos daquele jovem!
Coitadinho... tão inocente!
- Meu Deus... que cidade é esta?
- Acredite! Pode ser sorte!- rindo - De onde você é?
- Piracicaba! Lá nem ônibus a gente pega! Vai de bicicleta pra qualquer canto!
- É... aqui é bem diferente! Olha lá o seu ônibus!
Então ele deu sinal (ele era o único a dar sinal) e o motorista parou lá na frente! Mas bem na frente mesmo! Só pra fazer o moleque dar pernada!
Ele olhou pra mim e disse:
- Eu nunca vou entender esse comportamento! Obrigado, moça!
E foi embora!
Pensei "não precisa entender! O ser paulistano pressupõe certa dose de egoísmo, egocentrismo, individualismo e falta de educação! Mas no final, entre empurrões, esbarrões e buzinaços a gente se entende. Pra sobreviver nessa selva você tem que se corromper e virar um pouco disso"
Não digo paulistano o ser nascido e criado em Sampa, mas todos os que dividem este espaço, que agregam e absorvem atributos e criam um comportamento característico do lugar!
Stress, esquizofrenia, multiplicidade, adrenalina, massa, multidão e muito mais... Isso é São Paulo! Isso somos nós!
Mas dá pra melhorar, né motorista?

3 comentários:

  1. odeio qdo o onibus passa reto ou por trás de outro onibus q está parado no ponto. ou realmente qdo ele para lááá na frente. ódeo!! rsrsrs..

    ResponderExcluir
  2. coisas que só nós paulistanos duros sabemos o que é...

    ResponderExcluir
  3. é um fato ! acho que os motoristas e cobradores dormem amarrados ou odeiam o mundo semana passada peguei um coletivo para pinheiros e estava o trasito corriqueiro, pois infernal em são Paulo já é só quando batem em seu carro .. pedia para descer fora do ponto já que o ônibus se encontrava próximo ao meio fio, pedi assim Opa! dá para abrir pra eu descer ?
    ele não respondeu ... depois outros miseráveis transeuntes que dependiam do trabalho dele pediram e vi ele resmungar com o cobrador ...a palavra mágica ninguém diz "por favor" ai notei o quanto são carentes estas pessoas não querem perder a chance de aparecer superior a outras pessoas que dependem deles ... fiquei impressionado e quando ele abriu disse ..muito obrigado amigo ... de certo que acho muito mais valioso o obrigado que o por favor...
    acho triste estar nesta condição estar para servir o próximo e colocar seu Ego em primeiro plano é isso que acontece com os que param lá na frente eles estão reforçando que são animais puxando um carro ..não são capazes de fugir do padrão para alegrar um semelhante ...

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!