domingo, 5 de junho de 2011

Você curte a sua própria companhia?


Digam o que quiserem, mas detesto gente carente, que não suporta a própria companhia.
Preferem ir ao cinema com uma sombra (alguém que não fala nada com nada, termina o filme e não dá um pio, diz tchau e acabou). Eu pergunto: pra que? é a mesma coisa que ir sozinho, aliás é pior.
E se quiser levar isso para um campo mais amplo... quantas e quantas pessoas você conhece que estão num casamento falido só para não ficarem sozinhos? Que sofrem com alguém sem noção enquanto não encontram outra pessoa?
A velha história do cipó, o medo de largar um enquanto não estiver com o outro bem firme na mão.
Por que a solidão assusta tanto?
Pessoas que saem de um relacionamento para mergulhar em outro!
Não vivem sequer o luto (sim, perdas amorosas são verdadeiros lutos) e já se colocam em outra relação com o típico "um amor para esquecer outro amor". Não vivem nem um, nem outro.

De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós. Nós somos seres gregários, precisamos da companhia, do carinho, da proteção, da amizade, do compartilhar. É na troca dentro das relações ou papéis que representamos, que desenvolvemos competência para interagir com cada um deles, pois  o que nos diferencia dos animais são os processos de aprendizado estabelecidos na relação com seu semelhante. O pior tipo de solidão é aquela que mesmo em companhia de pessoas queridas, sentimos o vazio, a falta de alguém ou algo.
Assim, todos os solitários que sofrem por este motivo, estão cometendo um enorme equívoco: "não olhar sua relação consigo mesmos". Estão buscando fora, aquilo que deveriam buscar dentro. A experiência humana nos dá oportunidade, através do apoio do outro, de me reconhecer, aprender a ficar comigo, me acolher, me aceitar, me amar, me curtir, e ter uma qualidade de vida interior mais saudável, para me relacionar depois de ter superado as necessidade primitivas do meu nascimento e desenvolvimento, quando for um adulto que consegue assumir sua vida e sua caminhada. Solidão nada mais é que sentir falta de mim mesmo. Quem assume ficar consigo pode até sentir falta de outra pessoa, mas alcança qualidade de vida à medida que se aceita, para depois entrar numa relação afetiva pronto para trocar.

"...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo."
(Clarice Lispector)

Inspiração

2 comentários:

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!