domingo, 24 de junho de 2012

Decisões, Macetes, Prós e Contras!


Às vezes você tem um dilema na vida e precisa tomar uma decisão... Isso acontece a todo momento...
Nessas horas a emoção só atrapalha.
Os padrões e paradigmas também!

Uma dica é fazer uma listinha honesta de prós e contras, no melhor estilo "Meu Querido Diário"!

Dia desses, enquanto fazia meu papel de "Limpa Fossa" com uma amiga que estava na pior, lembrei desse macete e, antes de encontrá-la reabri meus caderninhos da velha terapia pra ver se encontrava algo que ajudasse...
Fazer terapia parece não ter me ajudado em um dos momentos mais "Freak" da minha vida e hoje, analisando friamente, penso que o que teria me ajudado sim, seria ser honesta comigo mesma na época. Honesta como aquele amigo desalmado que, quando você está chorando, desolada, vem, te segura pelos dois ombros e dá um chacoalhão.... Que não fala o que você quer ouvir, mas o que você precisa. E que não tem dó de enfiar o dedo bem fundo na sua ferida!
É muito bom ter um amigo desses... mas se você não o tem do lado de fora, encontre ele dentro de você.
Encontre seu lado mais honesto e desalmado e ele te dará as melhores respostas!

E a listinha de prós e contras te dá uma resposta prática e em números!
Em geral eu os relaciono em duas colunas. A balança vai sempre pesar para um lado.

Se der empate, dá pra atribuir peso 1 e 2  a cada item...
Mas aí só se a dúvida for punk mesmo... só se estiver muito, muito, muito em cima do muro!
Sinceramente, eu não gosto muito de atribuir pesos porque pode ser um tiro no pé! O que pesa 1 hoje, amanhã pode pesar 50!!! E aí mais pra frente vai ser inevitável pensar "Pô... eu não valorizei isso aqui!!!"
Então pra mim o ideal é sempre tudo ter peso 1!

Na real, por mais que haja dúvida, a gente sempre tem a resposta...
E no fim, o que é certo ou errado? Não dá pra dizer "Tomei a decisão certa ou errada"... você simplesmente tomou uma decisão que teve um resultado X... Mas a gente tem uma mania infeliz de sempre querer aquilo que a gente definiu como "O Melhor", muitas vezes mesmo sem saber direito o que é "O Melhor" e que ele nem sempre se encaixa nas variáveis....

Costumava dizer "Se você tem dúvida, vai no 'NÃO'! É batata!"... Muitas das vezes até rola uma tendenciazinha para o sim, mas aquela insegurança perturba a gente por dentro... ah meu bem! É NÃO!!!
A dúvida é a negação da certeza!
Quando a coisa é "SIM", você nem pensou! Já fez, já foi!
Se está em cima do muro, pula!

Ainda que você ache que errou... no passo seguinte você terá três ou quatro opções. Não se pode ter tudo, mas pelo menos se tem escolhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!