De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. No princípio, era comemorado apenas o dia do nascimento de São João, que batizou Jesus. Alguns anos mais tarde, alguns locais passaram a comemorar também o dia de Santo Antônio e de São Pedro. O nome veio do santo mais lembrado nesse mês: Festa Joanina, que no Brasil virou Festa Junina. Em muitos locais as comemorações ainda são chamadas de Festa de São João.Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. Comidas típicas, fogueiras, música caipira, as quadrilhas e brincadeiras diversas compõem essas festas tão queridas entre os brasileiros.
Conheça abaixo cinco das principais festas juninas brasileiras:
1- Campina Grande (Paraíba)
Com o título de maior São João do Mundo, as festividades na cidade de Campina Grande costumam acontecer por um mês inteiro, trazendo sempre inúmeras atrações, várias quadrilhas e cerca de dois milhões de visitantese grandes nomes da música brasileira também costumam participar das comemorações.
O São João de Campina Grande acontece em um espaço com mais de 40 mil metros quadrados. As festas já contaram com trem turístico animado por tocadores de sanfona, com réplicas de pontos turísticos da cidade paraibana no local do evento e o Círio de São João, uma cavalgada em homenagem ao santo homenageado, além de uma gigantesca fogueira e shows de fogos.
2- Caruaru (Pernambuco)
A festa junina de Caruaru, a 130 km de Recife, é uma das mais tradicionais no nordeste e conta com vários elementos da cultura local, como as bandas de pífanos, mamulengos, a literatura de cordel e as quadrilhas. As festas também já contaram com presenças ilustres como a de Zé Ramalho e Dominguinhos. A grande atração da festa é o forró – a música tradicional é obrigatória na festa.
As comemorações acontecem em uma área especialmente montada e decorada, dividida em cinco espaços principais. Caruaru recebe cerca de 2 milhões de visitantes para acompanhar o forró e as brincadeiras que acontecem nas barracas espalhadas pelo evento. As competições de receitas típicas são uma atração à parte. Os visitantes podem ver o maior pé-de-moleque, a maior pamonha e a maior canjica, por exemplo.
3- São Luis (Maranhão)
As festas juninas de São Luís têm um charme diferente. Ao invés de terem no forró a base para as comemorações, é o Bumba Meu Boi que anima o evento. Os visitantes podem conhecer danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além, claro, das quadrilhas. São esperados cerca de 150 mil visitantes para a festa, que se espalha pela Praça Maria Aragão e alguns bairros da cidade, entre eles o Lagoa de Jansen e o Arraial do Ceprama. Os turistas podem se divertir com as brincadeiras nas barracas e provar os melhores quitutes da culinária típica.
4- Mossóro (Rio Grande do Norte)
O forró também anima as festas juninas de Mossoró, a 280 km de Natal, no Rio Grande do Norte. As festas contam com mais de 100 shows, entre eles artistas populares no Brasil. Vários projetos apoiados pela prefeitura também encantam o público, entre eles atrações de circo, cinema, música e teatro.
Os visitantes podem conferir uma variedade de atrações, que é o grande diferencial da festa. Forró eletrônico e forró pé-de-serra, teatro, shows de humor e até seminário popular. Serão mais de 100 shows na Cidade Junina, em espaços diferentes.
5- Salvador (Bahia)
A capital Salvador também figura entre as grandes festas juninas brasileiras. As comemorações acontecem no final de junho, em espaços montados no Terreiro de Jesus e em outras praças. As festas juninas em Salvador, conhecida principalmente pelas comemorações do carnaval, viraram atração nos últimos três anos. A maior parte das atrações vai ficar no Pelourinho. Entre elas, estão o concurso de quadrilhas, shows de forró e diversos pratos juninos e baianos. O quentão, tradicional bebida de vinho das festas juninas, é acompanhado na Bahia pelo Cravinho, feito de cravo e cachaça.
bom final de semana!!
Nenhuma tao boa em sp?
ResponderExcluirah.. sp tem algumas boas, mas não entra nas 5 melhores do brasil.. eheh..
ResponderExcluir