Gente, sei que estou ligeiramente atrasada... Espero sinceramente seu perdão para esta e para as próximas vezes... Eu sou o caos!!!
Eu já tinha planejado contar como começou meu romance com a Filó... na verdade minha intenção é tirar das pessoas qualquer tipo de preconceito. Eu sei que ainda hoje tem gente que se choca, acha que não tem nada a ver... Mas no mundo de hoje, acho que as pessoas têm que ter mais respeito pelas escolhs individuais. E digo mais! Acho que todo mundo devia esperimentar! Em algum momento você tem a chance de se encontrar!
Rolou uma depressão na minha vida certa vez... Acho que essa é a pior coisa que pode se passar com alguém!
Comecei a curtir filosofia quando lá pela sexta série um professor jovem e cabeludo começou a dar aula pra nossa turma. Ele era bem estranho e eu me apaixonei pelo professor (dããã. Claro né... caso contrário não seria a Agata!).
Hahahaha... aposto que todo mundo pensou que Filó fosse outra garota!!!
Não lembro sequer o nome dele, mas ele falou de Hegel! Trouxe alguns textos pra galera, pediu que lêssemos e tirássemos nossas conclusões.
Ah, lembrei! O nome dele era André!
Bem, não que hoje eu seja uma estudiosa de Hegel, mas em diversos momentos da vida, lembrei-me dos conceitos de tese, antítese e síntese.
Vamos lá, posso estar falando bobagem agora. Nunca mais li absolutamente nada sobre Hegel desde então, mas gostaria de ilustrar como as coisas funcionaram pra mim de lá pra cá!
Pensem na cara dos alunos depois de lido o texto. Era seu primeiro contato com a filosofia! É estatístico. Todo mundo com cara de vírgula!
Mas eu não tive a mesma reação. Comecei a questionar no que aquilo me seria útil. E fui perguntar ao professor. Ele sorriu e disse que na hora certa eu saberia. “Frase feita do cacete” – Pensei
Ahhhh, mas eu falei, falei, falei e não contei sobre a aula, ou sobre o que eu entendi dela! Basicamente é assim: tudo tem digamos um conceito formado, é assim porque é assim e pronto. Isso é o que chamaríamos TESE. Em contrapartida, considerando que tudo tem o seu oposto, existe a ANTI-TESE, ou ANTÍTESE... De um choque, ou da fusão desses dois elementos, nasce algo completamente novo mas com alguma coisa em comum: a SÍNTESE. Só que a síntese, em si, também é uma tese, que tem sua contrapartida, com a qual vai se fundir num momento, formando outra síntese e assim sucessivamente formando uma espiral sem fim....
Agora pensem num adolescente que não faz idéia do que é filosofia, digerir isso. A primeira reação é pensar “Tá, e daí?”. Confesso que pensei... mas fui lá perguntar. Eu queria saber o que era a tese, a antítese e a síntese de quê, e não entrava na minha cabeça quando ele dizia “TUDO”. Foi quando eu disse “Tá, cadeira”. E ele criou uma teoria muito louca sobre a cadeira, a anti-cadeira e a síntese eu não lembro o que era. Pra mim ele era um louco mas alguma coisa me cutucava no sentido de que eu tinha que entender aquilo...
Li alguma coisa; dos filósofos, apaixonei-me por Nietzche e o tempo foi passando. Atingi os 24. Tive depressão. Quase joguei meu relacionamento no lixo
Foi depois de superada a depressão que eu comecei a analisar os elementos com outros olhos.
E Hegel está presente em tudo!!!
Incrível!
Minha vida profissional: Comecei na hotelaria (recepção) feliz da vida, primeiro emprego... - TESE, saí da hotelaria pra trabalhar numa multinacional, viver uma vida normal (tive depressão) - ANTÍTESE, depois voltei pra hotelaria, ainda na operação, mas como Guest Relations, o que reunia tudo o que eu mais curtia fazer na hotelaria (Síntese)
No emocional: conheci o homem da minha vida, nos apaixonamos, foi uma sinergia louca – TESE. Quando o estado emocional começou a se estabilizar, entrei em choque, desespero, pra mim era o fim... e quase foi mesmo – ANTÍTESE. Superado tudo isso, nos casamos. Nos tornamos um casal que briga muito, muito, mas muuuuito raramente. Um casal que se ama e se respeita, que sente saudades ... Não existe mais paixonite, mas há algo bem mais sólido.
Com os amigos... mais ou menos a mesma coisa! Costumava ter um melhor amigo. Depois nenhum! Hoje tenho todos! E todos são os melhores!
E por aí vai...
Se é que eu posso dar um conselho a alguém... Abra a cabeça pra filosofia!
Ela pode mudar sua forma de enxergar as coisas! TUDO!
ainda bem q eu não estudei a sexta serie com vc. qto a filosofar as coisas, eu deixo esta parte para vc, ok? ehhee.. =P
ResponderExcluirGostei muuuito do texto Agatilda.
ResponderExcluirBem legal Agata
ResponderExcluir