A História: Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Qual tipo do seu pai?
Pai Clássico: Dizem que está em extinção, mas ainda existe, e muito. É o paizão família, responsável pela manutenção do lar e com gostos tradicionais, mas ele não dispensa um carinho especial em sua data.
Sugestões de presentes: É hora de ver as lacunas em seu armário e repor as peças. Camisas sociais, relógios, bons perfumes são sugestões sempre interessantes. Televisores e DVDs também fazem a cabeça dele.
Sugestões de passeios para esta data: Bons bufês, com opções para todos os gostos, são disputados na celebração. Para não estragar o programa é necessário paciência. Hotéis fazenda e viagens a resorts valem cada centavo para aproveitar o pai.
Em São Paulo: No domingo 8 de agosto, às 17 horas, a Sala São Paulo receberá o pianista Nelson Freire sob a batuta do regente Roberto Minczuk. Na sessão, composições de Shostakovitch, Beethoven e Cláudio Santoro. Haverá também participação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Os ingressos variam de De R$ 39,00 a R$ 121,00.
Pai Esportista: Movimento é a palavra ideal para definir o pai esportista. Futebol, corrida, ciclismo são as atividades mais comuns dos atletas urbanos.
Sugestões de presentes: Uma boa ideia são presentes relacionados ao universo do esporte, como calças de material sintético, camisetas com sistema térmico e bons tênis adaptados à atividade praticada.
Sugestões de passeios para esta data: Seja qual for o esporte, programas diurnos ao ar livre, estadas em hotéis com muito verde e atividades para toda a família serão sua preferência para comemorar a data. Já na hora de celebrar à mesa, restaurantes e bares com comida saudável são as melhores pedidas. E não torça o nariz para as saladas. Hoje, as casas investem em molhos e montagens atraentes de pratos com legumes e folhas.
Em São Paulo: A meia hora de carro, a Estação Radical Adventure Park é feita para pais amantes da adrenalina. Todo e qualquer esporte com muito agito tem espaço por lá, como paredes de escalada, pistas para bike e o mountainboard, um skate feito para terrenos montanhosos e acidentados. Os pais tradicionais podem aproveitar com seus pequenos a piscina e os campos de futebol.
Pai Gourmet: Cada vez mais em evidência, é o pai que encara o fogão numa boa e faz melhor do que a mãe. Seu gosto pessoal é variado, comumente entre o descolado e o clássico. Ele gosta de conhecer lugares novos, é ligado à cultura e se adapta fácil aos mais diversos ambientes.
Sugestões de presentes: Para presenteá-lo, as últimas utilidades do lar ou do universo do vinho, sempre um bom companheiro. Mas roupas jovens e fáceis de lavar também são bem vindas.
Sugestões de passeios para esta data: Na hora de definir o passeio, lugares ricos em cheiros, aromas e paisagens, sem esquecer os sabores, principalmente. E o restaurante, pode deixar por conta dele, não sem antes comentar as últimas novidades, seja de estabelecimentos temáticos, ou casas de sabores intensos e recém-inauguradas.
Em São Paulo: Seja como ponto de início ou final do domingo, o Mercado Municipal Paulistano é um dos ícones da cidade que se orgulha em ser a capital da gastronomia mundial no hemisfério sul. A construção em estilo eclético é de 1923, é do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável também pelo Theatro Municipal. Lá dentro, lanchonetes e restaurantes disputam a atenção dos passantes com seus pastéis, sanduíches, massas e pratos árabes. São 291 boxes com uma infinidade de frutas, carnes e embutidos, temperos, queijos e bebidas.
Pai Baladeiro: A junção de tecnologia com ambientes sofisticados faz a cabeça desse pai. A maioria é jovem, mas têm aqueles que não envelhecem e se alimentam constantemente o espírito da juventude.
Sugestões de presentes: Gadgets como tocadores de arquivos de áudio e vídeo, notebooks e celulares são os hits da temporada. Entre as roupas, peças sofisticadas com liberdade de movimento, como blazers de lã com dois botões, calças de modelagem justa, sapatênis ousados, com junção de cores e materiais.
Sugestões de passeios para esta data: Os passeios, viagens e locais de comemoração devem seguir a busca do novo. Restaurantes e bares com opções temáticas e locais sofisticados também são bem vindos. Na hora de programar um passeio com o pai que gosta de agito, diversidade é uma das principais palavras. Exposições de arte tecnológica, musicais, lugares públicos bem freqüentados são algumas das preferências do paizão.
Em São Paulo: Cinética, games, filmes e todas as formas de expressão que abordam a crescente interação de tecnologia com o universo artístico estão no 11º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). Realizado no espaço FIESP, o público é convidado a se envolver com as obras, seja através de suportes tecnológicos colocados no corpo, imersão em realidade virtual e até mecanismos de co-autoria.
Bom final de semana e um ótimo dia dos pais para todos!!
e pro Oswaldão, vamos dar o que?
ResponderExcluirE pra pai estupidamente socegado, hein? ... rs!
ResponderExcluirExcelente dicas, brota!