quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sapanta - O Cemitério Feliz


A morte pode ser algo realmente bom para certos povos desse nosso mundão cheio de esquisitices. Como no post anterior, eu mostrei mais um povo malucão que tem a morte como um fato importante, talvéz até mais do que a própria vida.


Desta vez vou falar de Sapanta, - Romênia - um lugar que abriga um dos cemitérios mais bizonhos que já ouvi falar em toda essa minha jornada aqui na terra.


Idealizado por um tal de Stan Loan Patras - que por lá jaz - é tido como o cemitério mais feliz do mundo, que abriga em suas tumbas, imagens esculpidas em madeira, uma breve história dos que ali foram enterrados.

Reza a lenda que os Romenos nunca tiveram medo da morte, e não a encaram como um momento triste, ma sim como uma passagem para um mundo melhor.

A curiosidade me caiu pois vi algumas cenas de carros sobre as pessoas, de outros sendo medicados, decepados... creio eu que o que se é esculpido ali é a "causa mortis" do enterrado.

Espero eu, do fundo do meu coração, que essa moda limite-se apenas a esta cidadezinha, pois imaginem que triste se isso vem pro Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador ou até mesmo lá pros lados do Oriente, que não basta apenas matar o cara, tem que picar, jogar sal e dar para os cachorros comerem, isso quando não colocam numa mala, no sedex 10, nos saquinhos de sorvete...

Seria algo muito dificil pros familiares ver que seu ente que ali se encontra, passou para o mundo melhor de uma forma não muito agradavel de se relatar.

Mas como tudo isso pertence aos Sapanta, deixo vocês com as imagens desse lugar super batuta que descobri, graças a minha enooorme curiosidade pelo Freak Word!!!
Fonte e mais fotos (valem muito a pena):
Clique aqui curioso

Ainda vou conhecer esse lugar!!!

3 comentários:

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!