sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cidade Universitária / SP


A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira sedia a Universidade de São Paulo (USP), fazendo parte do campus da capital. Leva o nome do fundador da universidade, o então interventor do estado e político liberal paulista. Na Cidade Universitária está a maioria das unidades de ensino, pesquisa e extensão da universidade e encontram-se alí também os órgãos centrais da USP, como o gabinete do reitor e as pró-reitorias. Com mais de oito milhões de metros quadrados, a construção já estava prevista no projeto original da USP na década de 1930, ao reservar a área da antiga Fazenda Butantã para a instalação da universidade. Com a falta de verbas e sucessivos adiamentos, as unidades da USP somente passaram a ocupar esta área na década de 1960, impulsionadas por um plano do Regime Militar de afastar a movimentação estudantil dos centros das grandes metrópoles. O Campus da Capital da Universidade de São Paulo vai além dos muros da Cidade Universitária, pois existem diversas unidades da USP espalhadas pela cidade de São Paulo. A Cidade Universitária, localizada no bairro do Butantã abriga 18 unidades de ensino, 1 hospital, 2 museus, 16 órgãos centrais de direção e serviço. Além da USP, abriga também outras instituições: Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN; a Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM; Paço das Artes; Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT; Instituto Geográfico e Cartográfico - IGC e sete agências bancárias. O sistema viário da Cidade Universitária tem aproximadamente 60 km de vias e 14.000 vagas nos estacionamentos, praças, ruas, muita area verde, monumentos, e tantas outras coisas. Estima-se que circulam diariamente pelo campus 100.000 pessoas entre alunos, professores e visitantes e uma média semanal de cerca de 50 mil veículos. E.. sim! na minha opinião, pode se considerar um lugar com uma grande cultura e entretenimento. Ah.. e tb conhecida por fazer grandes festas e eventos.. ;-)

Dentro da Cidade Universitária (acessem o mapa aqui! Vale a pena):
01. Fundação Universitária para o Vestibular - FUVEST
02. Centro de Visitantes
03. Escola de Educação Física e Esporte - EEF
04. Faculdade de Educação - FE
05. Escola de Aplicação da Faculdade de Educação
06. Centro de Práticas Esportivas - CEPEUSP
07. Coordenadoria de Administração Geral - CODAGE
08. Museu de Arte Contemporânea – MAC - O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) é uma instituição ligada ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária, voltado à produção artística nacional e estrangeira. Com sede no campus central da Universidade de São Paulo, além de seu espaço histórico no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, constitui um importante centro de pesquisa e de formação educacional. O MAC possui a mais importante coleção da América Latina especializada na produção ocidental do século XX. Conta com cerca de 8 mil obras - entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais - consistindo em um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais.
09. Conjunto Residencial da USP (CRUSP) e Coordenadoria de Assistência Social (COSEAS)
10. PROLAM, PROCAM e CINUSP
11. Instituto de Estudos Brasileiros - IEB
12. Praça do Relógio - Originalmente pensada para acolher uma unidade da USP que seria conhecida como o "coração" da Universidade, na qual seriam reunidos equipamentos para receber os visitantes e para reunir os alunos (como rodoviária, restaurante, dormitórios, etc), atualmente este local caracteriza-se como um grande espaço livre marcado pela presença de uma torre monumental, projetada pelo arquiteto Rino Levi, na qual verifica-se um relógio em seu topo (daí o nome da praça). Em meados da década de 1990 a praça passou por profunda reforma, adquirindo a forma que possui hoje. Próximo à Praça do Relógio localizam-se o Conjunto Residencial da USP (CRUSP), o edifício da Reitoria e a Raia Olímpica.
13. Reitoria, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Editora da USP (EDUSP), Agência USP de Inovação, Instituto de Estudos Avançados (IEA), Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Escola de Comunicação e Artes (ECA)
14. Escola de Comunicação e Artes - ECA
15. Instituto de Psicologia - IP
16. CEPEUSP : Raia Olímpica
17. Praça dos Bancos
18. Faculdade de Economia e Administração - FEA
19. Barracões : ECA e FMVZ
20. Escola Politécnica - POLI
21. Instituto de Eletrotécnica e Energia - IEE
22. Instituto de Astronomia e Geofísica - IAG
23. Instituto de Matemática e Estatística - IME
24. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU
25. Clube dos Funcionários
26. Instituto Oceanográfico - IO
27. Instituto de Física - IF
28. Prefeitura do Campus da Capital - PCO
29. Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE - O museu possui um dos maiores acervos de artefatos arqueológicos do Brasil, formado por meio de coletas de campo, escavações, compras, permutas, comodatos e doações, amealhado desde o fim do século XIX. É composto por aproximadamente 120.000 peças, referentes às civilizações do Mediterrâneo e do Oriente Médio, à arqueologia pré-hispânica e, sobretudo, à pré-história brasileira. A coleção etnográfica abrange peças relativas às populações africanas e afro-brasileiras e aos povos indígenas do Brasil. Possui ainda uma vasta biblioteca, com cerca de 60 mil volumes, entre livros, catálogos, teses, periódicos e obras raras.
30. Grêmio dos Funcionários da PCO
31. Hospital Universitário - HU
32. Instituto de Ciências Biomédicas - ICB III
33. Faculdade de Odontologia - FO
34. Faculdade de Medicina - FM : Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional : FOFITO
35. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ
36. Instituto de Biociências - ICB I , II e IV
37. Instituto de Biologia - IB
38. Clube dos Professores
39. Administração da FFLCH
40. Instituto de Geociências - IG
41. Instituto de Química - IQ
42. Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF
43. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH
44. Casa da Cultura Japonesa
45. Núcleo de Recreação Infantil - NURI
46. Anfiteatro Camargo Guarnieri
47. Centro de Computação Eletrônica – CCE

Bom final de semana!!

5 comentários:

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!