sábado, 25 de setembro de 2010

Grana, vingança, ficção e afins...


Se eu ganhasse na mega sena...
"... compraria uma Ferrari, uma mansão e ia curtir a vida"
"... ficaria na miúda e desapareceria aos poucos pra ninguém desconfiar"
"... sumiria!!!"
"... ajudaria toda minha família, abriria um orfanato e viveria fazendo caridade!"
Quem nunca sonhou?
Mas por que eu falei disso?
É que estava lembrando de um livro!
Li poucos clássicos na vida, mas um dia, enquanto estávamos eu e meu pai presos no trânsito, ele leu uma placa que dizia "Borracharia Edmond Dantès" e me perguntou "Você sabe quem foi Edmond Dantès?". Eu não sabia. Então ele começou a me contar a história do Conde de Monte Cristo.
Chamou minha atenção quando ele disse: "Ele não é o tipo de mocinho que sofre o livro inteiro, no final os bandidos se fodem e ele vive feliz para sempre com a mocinha. Nãããão. Antes de ser feliz para sempre, ele se vinga de um... por... um!"
Embora minha queda seja por documentários, dei uma chance ao clássico de Alexandre Dumas. E me apaixonei.
Basicamente ele era um pobre fodido que tinha uma namoradinha mais pobre que ele. Ambos eram muito bonitos... mas pobres. Ele tinha um coração bom e não acreditava na maldade alheia. Ela, idem. Como era um excelente marujo, foi subindo de cargo no navio e atraiu a atenção do patrão. Seu chefinho, enciumado, fica com medo de ter seu tapete puxado e arma uma conspiração em conjunto com um figura que era apaixonado pela mina dele.
O cara, no dia do noivado sai da festa preso, crente de que é tudo um mal entendido e de que no dia seguinte vai poder voltar ao trabalho, mas passa dez anos preso num tipo de "Alcatraz" lá dos primórdios.
Nesse interim, seu pai morre de fome, a mina casa com o traíra, seu patrão perde tudo e passa a viver na miséria e todos os envolvidos na conspiração enriquecem e passam a viver na alta sociedade.
Na prisão, Dantès acaba conhecendo seu vizinho de masmorra, cava um túnel para sua cela e lá nasce uma grande amizade. O sujeito jurava de pé junto que conhecia um lugar onde estava enterrado um tesouro e portanto tinha lá sua fama de louco!
Os dois armam uma fuga, porém o amigo morre na véspera.
Dantès troca de lugar com o defunto e é atirado ao mar (que então ele descobre ser o cemitério do presídio), nada até a ilha mais próxima (e isto é possível sim!) mas uma tempestade vem e o joga contra as pedras. Quando ele já está pedindo arrego, aparece um navio pirata e o resgata.
Aííí é que começa a história...
Várias coisas acontecem antes de ele finalmente encontrar a ilha, encontrar o tesouro, sair da ilha e começar a fase dois de sua odisséia, mas depois de um tempo...
Ele vira algo assim... acima do bem e do mal... E os detalhes do que ele faz, a criatividade, e como ele coloca as pessoas diante do pior de si mesmas, isto eu não vou descrever.
E se vocês, da turma do romance, querem saber o que acontece com a mocinha, aquela que ele amava e que casou-se com o traíra. Leiam! Eu não vou estragar a surpresa! Ahhh que vontade de contar! Ui, passou!
Então vai a dica: Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas.
Eu li o da Companhia das Letras, que é uma versão bem extensa.
2 livros de quase 800 páginas.
Dói um pouco o braço pra carregar e a bolsa fica meio pesada. Mas é um TESÃO!

Depois de ler, tentem responder novamente a pergunta "E você? O que faria se ganhasse na mega sena?"

6 comentários:

  1. Eu prometo te devolver o "Almanaque do Rock" se você me emprestar esse livro.

    Cacildes. Fiquei passada de curiosidade

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso!
    E devolva meu almanaque pq foi presente de dia dos namorados, porra!

    ResponderExcluir
  3. Uma vez vi um palestrante fazer essa pergunta, o que você faria se ganhasse na mega-sena? E o sujeito respondia: mudava de emprego, de cidade, comprava um sitio, ia morar com as galinhas, me separava, fazia uma plastica. Caramba o sujeito não tá feliz com nada do que tem??

    Fiquei muito curiosa para ler esse livro...

    ResponderExcluir
  4. ai, droga.. estas minhas amigas só me dão dicas boas! tô muuuito curiosa em ler este livro! sugestão anotada!! ;-)
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. ai, droga.. estas minhas amigas só me dão dicas boas! tô muuuito curiosa em ler este livro! sugestão anotada!! ;-)
    bjs.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!