terça-feira, 5 de outubro de 2010

(Ainda) sobre as eleições


Tem muita gente aí revoltada com os mais de 1 milhão de votos que o candidato Tiririca (PR) rcebeu no dia 3 de outubro. Sempre disse e volto a afirmar que todo povo tem o governo que merece ou que, pelo menos, escolheu.

Tiririca é só mais um exemplo de uma nação que já elegeu Clodovil, Frank Aguiar e outros tantas personas midiáticas que até então não tinham qualquer experiência na política.

O que mais me irrita é que os que mais se indignam são os mesmos que não lêem sobre política, não têm a mais pálida ideia de qual é a função de um parlamentar e muito menos do que acontece no Congresso Nacional entre uma eleição e outra.

São essas mesmas pessoas que não fazem a menor menção em procurar saber quem é o candidato em quem vai depositar seu voto, sob o argumento de que “ele é lá da minha área”, “sou amigo do irmão do cunhado dele” ou, pior, “porque ele vai arrumar um emprego pro meu sobrinho”.

Aos que acham que a tal Lei da Ficha Limpa vai resolver todos os problemas do Brasil, meu desabafo:

Um povo que precisa de uma lei para impedí-lo de votar em criminosos merece mesmo um deputado como o Tiririca.

A maioria se Esquece de algo extremamente importante: votar em alguém significa também entregar-lhe uma procuração para que ele te represente na hora de discutir questões cruciais para o país, desde o valor do salário que você vai receber até a quantidade de verba que será investida na saúde, educação, segurança etc. E o tal “voto de protesto”, como já ficou provado, não ajuda em nada.

Não quero aqui dar lição de moral em ninguém. Já fiz muita besteira diante das urnas – algumas das quais tenho vergonha até de lembrar. Mas ao menos amadureço a cada pleito. Sei que podemos melhorar cada vez mais se votarmos com consciência. Que tal começar agora? No dia 31, teremos que escolher nosso presidente para os próximos quatro anos.

6 comentários:

  1. seria interessante termos opções de candidatos, né?

    ResponderExcluir
  2. concordo com a agata.. mas votar no tiririca é demais! rs..

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau. Seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto

    Acredito que AGORA muitas pessoas estão começando a se interessar por politica. Mesmo que pela pressão das midias sociais, escola ... estão se interessando. Um avanço

    Mas o inicio é sempre assim: chato! O pessoal mais experiente infelizmente vai ter que aguentar.

    Bem vindo!

    ResponderExcluir
  5. Também penso que os políticos eleitos são o retrato do povo. É qustão de escolha, de cultura." Eu quero alguém me representando que seja pobre, desdentado e analfabeto como eu, por que os RICO não olham pra mim", esses pensamentos são reais e super comuns, tenho ( alguma) certeza. Triste pessoal!

    ResponderExcluir
  6. Eu discordo um pouco inclusive dos comentários. Anomalias como o Tiririca aparecem devido a falta de um reforma política - prometida há anos - mas o fato é que ele ainda não fez nada de errado e não pode ser condenado só pela aberração que é. Triste mesmo é ver o Maluf e outros ladrões confesos receberem ainda muitos votos e em alguns casos serem eleitos. Isso nenhum povo merece, nenhum.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!