quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dicionário Turismês


Bom gente.. hoje a Camila está ausente porque para variar, acabou de chegar de mais uma superviagem. O dia de hoje ia ficar vazio, por isso, resolvi postar algumas coizinhas de turismo aqui.
Muita gente acha que eu trabalho com turismo, por eu viajar bastante, organizar minhas viagens, me interessar pelo assunto, estar sempre antenada em destinos, estas coisas todas. acho um tanto quanto engraçado quando as pessoas vem me pedir opinião sobre viagens.. ehehehe... e realmente, acho q escolhi a profissão errada. este negócio de comunicação social nem vai me enriquecer! mas enfim... vamos ao que interessa:
como leio bastante sobre viagens e como vou fazer uma superhipermegaultrablasterviagem para a Flórida daqui uns meses, me deparei com este artigo um tanto quanto interessante no blog da stella barros da Patrícia Belotti, que parece ser uma fofa e escreve super bem!

Você já tentou fechar uma viagem e se deparou com termos que os agentes falam como se fosse a coisa mais natural do mundo, mas você não faz idéia do que significam? Pois , este é o “turismês”. Nas primeiras viagens pode até não ser muito fácil, mas depois de um tempo você se acostuma, pode ter certeza. Enquanto isso, segue um glossário para ajudar nesta tarefa:

AGÊNCIA DE VIAGEM – É o local aonde você vai para comprar sua viagem: pode ser pacote, passagem aérea, aluguel de carro, reserva de hotel, tanto nacional quanto internacional. É ali que trabalham os agentes de viagens, pessoas que vão te ajudar a fechar seu pacote de férias. Hoje em dia, as agências de viagem podem ser tanto físicas (você vai até a loja e conversa pessoalmente com o agente) quanto online (você acessa e compra os produtos pela internet).

AIRSHOW – São informações sobre o vôo que aparecem nas telas do avião, por exemplo, distância entre um ponto e outro, temperatura externa, velocidade, altitude e, o que normalmente achamos mais importante, quanto tempo falta para chegar ao destino.

ALFÂNDEGA – A alfândega é o local onde é feito o controle das mercadorias que entram no país pela Polícia Federal. Você passa com suas malas pela alfândega apenas em viagens internacionais, tanto na chegada a outro país, quanto na volta ao Brasil. Você deverá preencher um formulário dizendo se possui “bens a declarar” ou “nada a declarar”. Caso declare algum bem, deverá pagar os impostos que cabem à mercadoria. Caso não tenha nada a declarar, ainda há o risco de ter de abrir a mala para uma vistoria. Portanto, fique atento sempre às normas dos países sobre o que pode ou não carregar para não correr o risco de pagar impostos além da conta ou mesmo ter seus bens confiscados.

CARTÃO DE EMBARQUE – Quando você efetua o check-in no balcão de embarque, a companhia aérea fornece um cartão onde constam as informações do seu vôo, como número do vôo, horário, portão de embarque e o seu assento. Este cartão comprova que você fez o check-in e faz parte daquele vôo. Ao entrar no avião, o atendente vai destacar uma parte do cartão e deixar a outra com você. Este canhoto é o comprovante de que você está sentado na poltrona certe e de que realmente voou. Ele pode ainda ser usado para acúmulo de milhas nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

CHECK-IN – É o procedimento pelo qual você passa tanto para embarcar em um avião quanto para se hospedar em um hotel. Nos aeroportos, é feito no balcão da companhia aérea. É ali que vão checar sua passagem, seus documentos, pesar e despachar suas bagagens e entregar o cartão de embarque. Já nos hotéis, é feito na recepção, e o procedimento é basicamente o mesmo: checagem de reserva, de documentos e entrega das chaves do apartamento.

CHECK-OUT – Rotina de saída dos hotéis. É realizado no balcão, no momento em que o hóspede entrega as chaves do quarto. Cada hotel tem sua rotina de check-in e check-out, mas normalmente o pagamento de despesas é feito no check-out.- Late check-out – os hotéis possuem um horário limite para se fazer o check-out, o horário em que se encerra uma diária e começa a outra. Mas, em alguns casos, é possível pedir uma extensão deste horário para que o hóspede saia mais tarde do hotel sem o pagar taxa adicional. Isso é o que é chamado de late check-out, ou check-out tardio.

CITY TOUR – É um passeio pela cidade para conhecer seus pontos turísticos. Existem vários tipos: de carro, de ônibus, até de helicóptero. E normalmente é acompanhado de um guia local.

CLASSES – As aeronaves podem possuir três classes de poltronas:
- Primeira Classe (ou First Class) – são os melhores lugares e os mais exclusivos do avião. As poltronas são muito espaçosas e em alguns casos chegam a virar camas. A opção de entretenimento a bordo é vasta e as refeições são bastante caprichadas. Exatamente por este motivo, as passagens de primeira classe são as mais caras.
- Classe Executiva (ou Business Class) – são poltronas também bastante espaçosas, com serviço de bordo diferenciado. É a classe voltada para os executivos que viajam a trabalho. Tem um valor intermediário entre a Primeira e a Econômica, então pode ser uma boa opção para quem quer viajar com mordomia. Alguns aviões não possuem Primeira Classe, apenas Executiva.
- Classe Econômica – é a maior parte do avião, com os assentos mais acessíveis. As poltronas podem ser divididas de várias maneiras de acordo com o tipo de aeronave. Apesar de ter poltronas menores do que as das outras classes, também tem serviço de bordo e opções de entretenimento.

CONCIERGE – Concierge (fala-se Conciérge) é um funcionário do hotel que tem como função prestar serviços ao hóspede. Ele passa informações turísticas sobre a cidade, reserva restaurantes, compra ingressos de shows, confirma o vôo de volta, entre outros mimos. O balcão do Concierge normalmente fica próximo à recepção.

CONEXÃO - Quando um vôo tem conexão, significa que há troca de aeronave para continuar um trajeto. A diferença entre escala e conexão é que na escala o passageiro fica no mesmo avião até seu destino final, mesmo que ele pouse em outras cidades. Na conexão, o passageiro é obrigado a desembarcar, trocar de avião, e em alguns casos de aeroporto.

DIÁRIA – Quando um hotel ou um pacote fala sobre número de diárias, significa o número de noites que o passageiro passará no local. Por exemplo, se uma pessoa chega em um hotel na sexta feira e vai embora no domingo, permanecerá duas diárias.

FRANQUIA DE BAGAGEM – É a quantidade de bagagem permitida em determinado vôo ou companhia aérea. Cada companhia tem suas normas sobre a quantidade de volumes e o peso que cada um deles pode conter. Em vôos domésticos, o peso da bagagem deve ser menor do que em vôos internacionais. Sempre confira antes de despachar as malas, ou você corre o risco de ter de pagar taxa pelo excesso.

FREE SHOP– Free Shops (ou Duty Free) são lojas presentes nos aeroportos (quase todos os internacionais possuem) onde os produtos são vendidos sem a cobrança dos impostos sobre importação. Ou seja, você encontra artigos importados e paga apenas o valor da mercadoria, sem taxas. Nessas lojas é possível encontrar de tudo, mas alguns itens são mais tradicionais, como perfumes, maquiagens, bebidas e chocolates. Infelizmente há um limite do quanto se pode gastar nos Free Shops. No Brasil, este limite é de 500 dólares americanos.

ESCALA – Quando um vôo possui escala, significa que a aeronave vai pousar em uma ou mais cidades antes de chegar ao seu destino final mas não há troca de aeronave. Os passageiros que vão desembarcar no destino final não precisam sair do avião. Apenas esperar pela decolagem.

NO SHOW – Acontece quando um passageiro faz uma reserva de passagem aérea ou de hotel e não comparece e nem cancela a reserva. Os passageiros que dão No Show causam vários problemas para as companhias aéreas e para os hotéis, que deixam de vender aquela vaga. Portanto, há sempre campanhas para que as pessoas avisem quando não poderão voar ou chegar no hotel para que seu lugar seja disponibilizado para outros.

OVERBOOKING – Pode acontecer de, em alguns vôos, a companhia aérea vender mais acentos do que o avião comporta, ou seja, mais passagens do que o número de poltronas do avião. Quando isso acontece, dizemos que há overbooking: alguns passageiros, mesmo tendo suas reservas confirmadas, não embarcam. Esta situação é rara, e bastante inconveniente para o passageiro, mas a empresa aérea tem a obrigação de recolocá-lo em outro vôo, ou em último caso, reembolsar a passagem.

ROOM SERVICE – Muitos hotéis, principalmente os de luxo, possuem room service ou serviço de quarto: um cardápio especial de comidas e bebidas que podem ser servidas no apartamento. Normalmente há um cardápio com uma variedade de opções. O hóspede liga e faz o pedido, que será entregue em sua porta. Em alguns lugares o serviço é prestado 24 horas por dia.

TRASLADO – Serviço de transporte que leva o passageiro geralmente do aeroporto para o hotel quando ele chega e do hotel ao aeroporto quando vai embora. Pode ser feito por qualquer meio de transporte, mas normalmente é de ônibus ou de carro. A maioria dos pacotes turísticos oferece este serviço.

3 comentários:

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  2. E não adianta, se você chegar botando banca no check in do hotel e quiser ficar puto com o recepcionista que te pedir o cartão de crédito, alegando que "em lugar nenhum do mundo" te pediram cartão de crédito, esquece, o recepcionista não vai te comprar. Reconhecemos um suburbano a léguas de distância. Até porque, somos todos suburbanos! A diferença é que aprendemos a falar bonito! O segredo pra conseguir facilidades no hotel é 1) ser legal com o recepcionista 2) Não tentar bancar o bacana que você não é

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  3. Muito legal, Rê!
    Por ser casado com uma hoteleira, aprendi na marra o turismês, dialeto-irmão do hotelês.
    Engraçado como quase todas as áreas têm seu idioma próprio.
    Isso pra não falar do nosso comuniquês, né?

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