terça-feira, 12 de outubro de 2010

Futebol x vôlei


Em um canal brasileiro de TV aberta, a seleção brasileira de vôlei disputava a final do Mundial na Itália, contra Cuba. Se vencesse, o time comandado por Bernardinho conquistaria o inédito tricampeonato e ratificaria sua posição de grande força esportiva na modalidade.

Em outra emissora, também brasileira e também na TV aberta, o time de 4ª maior torcida do país enfrentava o 11º mais querido do Brasil, em uma rodada "comum" do campeonato nacional. Ou seja, ganhando ou perdendo, a situação de ambos não mudaria tão drasticamente.

Não parece lógico que a final do Mundial de vôlei tivesse mais audiência que um jogo de futebol sem grandes expectativas? Ou que pelo menos esses números ficassem em pé de igualdade?

Não. Principalmente quando se trata do torcedor brasileiro.

Os dois canais citados no início do post são, respectivamente, Band e Globo.

A primeira, que por força de contrato quase sempre transmite a mesma partida de futebol que a segunda, arriscou - de forma louvável - ao apostar em outra modalidade no país do futebol.

Resultado? Média de 3,2 pontos no Ibope*, com pico de seis. Enquanto a Globo, que trasmitiu Botafogo-RJ x Palmeiras, emplacou 18 pontos.

Como jornalista na área de esportes, frequentemente sou questionado sobre a "futebolização" nos jornais e nos programas de TV. Respondo que jornais, rádios, tvs e internet publicam o que seu público mais gosta de acompanhar (e isso também vale para os programas policiais chamados "sensacionalistas").

Não raro rebatem dizendo que brasileiro só gosta de futebol porque a mídia impõe isso a eles.

Que fique claro: embora seja fã declarado de futebol, sou contra um Brasil monoesportivo, mas é preciso admitir que a realidade no nosso país é outra.

Outros esportes só têm audiência em época de Olimpíadas. Depois, caem no limbo que os números acima mostram.

Citando Metallica, "sad, but true..."



* Cada ponto no Ibope corresponde a 55 mil aparelhos ligados na Grande São Paulo, região monitorada pelo instituto.

4 comentários:

  1. é uma pena, mas é o país do futebol mesmo.. rs...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se o Giovanni ainda jogasse, as fãs de plantão fariam mais barulho!
    Minha geração gostava mais de volei!
    Principalmente as meninas! rsss

    ResponderExcluir
  4. O problema do vôlei, a meu ver, foi a presepada da equipe que perdeu de propósito para a Bulgária, só para cair na chave fácil. Um horror e uma atitude desnecessária para um time campeão como o de Bernardinho.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!