terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bola dentro da ANAC


Finalmente a ANAC deu uma dentro.
Para quem não viu, a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou hoje uma série de medidas para evitar mais um apagão aéreo no fim do ano, quando o número de pessoas que usam esse tipo de transporte cresce em razão das férias de verão.
De tudo o que foi decidido, destaco dois itens:

1) Fim do overbooking: As empresas estão proibidas de praticar overbooking. Para quem não sabe, overbooking é uma prática usada por companhias aéreas que vendem mais bilhetes do que a capacidade do avião.
Sempre achei um absurdo isso. Casado com uma hoteleira, já desisti de entender como os hotéis - que também praticam overbooking - podem vender algo que, em tese, não existe mais "no estoque".

2) Aviões extras: As companhias aéreas serão obrigadas a dispor de aeronaves extras, para o caso de pane, atraso ou qualquer outro problema que impeça o embarque dentro do horário.
Se até empresa de ônibus faz isso, porque as aéreas não fazem?
Aliás, viajar de ônibus no Brasil é sempre muito tranquilo. Você chega, despacha sua bagagem, embarca e ele parte no horário. Sem atraso, sem desespero, sem precisar chegar com duas horas de antecedência. Por que voar, que envolve um número de passageiros infinitamente menor, é tão traumático no Brasil?

Na prática, essas medidas podem significar aumento no preço da passagem aérea (que já é bem salgado no Brasil). Mas entre voar pagando mais caro ou simplesmente correr o risco de não voar, acho que não resta dúvida sobre qual é a melhor opção.
Além disso, o preço mais alto não duraria muito. Com a concorrência, aos poucos o próprio mercado regularia as tarifas.

4 comentários:

  1. a unica coisa q me desanima é o aumento da passagem aérea.
    enfim.. q tenha melhoras sim..

    ResponderExcluir
  2. Andar de avião é complicado demais.

    Você paga caro, não tem conforto, e ainda tinha que passar por todos esses problemas.

    Se contar o medo (tudo bem, esse só eu tenho ... rs!)

    ResponderExcluir
  3. Pena que a ANAC resolveu isso agora, quando eu mesma já vendi milhões de passagens aéreas em vôos em overbooking para datas de final do ano...Sorry galera, mas alguém vai, no final das contas, ficar no chão.

    ResponderExcluir
  4. 1) Que fique claro: "meu" hotel não pratica overbooking, mas eu entendo a lógica: você tá com 100% do teu hotel vendido e o cartão em que o cara usa pra garantir a reserva simplesmente não passa! E muitos fazem isso de má fé. Às vezes é até a própria concorrência, porque se vc não pode vender aquele, vc vendeu 99,98% e aí? Aí que vc fica abaixo no ranking.
    Outra situação é aquele ultra mega cliente que vem toda semana que garante a reserva, não vem e esquece de cancelar. Você passa no cartão ou manda a conta e o cara surta e ameaça ir para a concorrência. E aí? Menos receita!
    Gente... nós queremos ser em tratados mas o mundo é capitalista! Grana é a base de tudo né, não sejamos românticos!
    2)Eu também tenho medo de avião!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!