Trens. Para nós, paulistanos, escutar essa palavra pode dar calafrios.A gente associa essa essa palavra aos precários trens que ligam os subúrbios de São Paulo, com seus bairros e cidades periféricas à região central de São Paulo, onde estão concentrados a maior parte dos empregos da cidade.
Em outros países do mundo, essa realidade é diferente: trens e metrôs existem como facilitadores do dia a dia das pessoa, e não só isso, como na Europa, que existem trens que cruzam diversos países, ligam um país ao outro, ou como na África do Sul ou ìndia, por exemplo que permitem que se conheça uma grande parte do país por emio de confortáveis e luxuosos trens turísticos
Por vezes, fico perdida em meus pensamentos, imaginando um Brasil oferecendo roteiros de trens, por entre nossas paisagens, tão diversificadas e tão lindas.
Em Minas fiz um pequeno passeio no trem de Ouro Preto para Mariana, um trechinho curto, num trenzinho da Vale, entre as montanhas de Minas. Um passeio para crianças, sem conforto, mas com alguma graça.
Escutei hoje cedo no rádio sobre a licitação que terá para definir qual será a concessionária responsável por construir e gerir o trem que ligará Campinas ao Rio de janeiro, e São Paulo capital ao Rio.Está previsto para ser inalgurado em 2.016, e isso irá "tirar" 50% dos passageiros da ponte aérea. O valor para cada passagem está previsto para, no máximo R$ 199,00.Eu achei caro. Mas em 2.016 nosso dinheiro terá perdido um pouco do valor, então não sei!
Hoje, vendo ponte aérea de R$ 99,00 à R$ 799,00, ou mais, por uma perna apenas.Isso sem as taxas.Acho que esse trem vai ser uma mão na roda, desde que tenha qualidade, o que eu tenho certeza que terá, e tarifa acessível.Aeroporto é um saco!
ROVOS RAIL: Trem de alto luxo da Africa do Sul, que possui 36 suites.Mordomos, culinária internacional, conforte, qualidade e requinte.Algumas das rotas são as seguintes: Pretoria/CapeTown, Victoria Falls/Pretória e Durban/Pretória.
ROYAL ORIENT: Trem de luxo da ìndia, que permite visitar cidades ricas culturalmente, e conhecer um pouco da história milenar da ìndia, com conforto garatido.Dentre algumas cidades, ele passa por Udaipur, Jaipur e Delhi.
EUROSTAR: Você pode atravessar o canal da mancha pelo Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França, em aproximadamente 2:20hs, e à partir de 46,50 EUR.
VIA RAIL: Permite conhecer quase que todo o Canadá.
EURAIL GLOBAL PASS: Passe de trem Europeu que permite viajar até 15 dias consecutivos, 21 dias, 1 mês, 2 meses e 3 meses consecultivos e conhecer os países à seguir: Áustria, Bélgica, Croácia, Rep. Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Irlanda, Romênia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. (Lichetnstein e Monaco são considerados parte da Áustria e França respectivamente). Existem outros passes de trens europeus, que permitem conhecer menos países em menos dias ( melhor preço, claro).
Essa é uma pequena amostra de como nosso país tem que evoluir na exploração desse meio de transporte. Pra mim também seria uma ótima idéia desenvolver o transporte de cargas... mas isso é um outro assunto.
eu queria q aqui em sp tivesse uns trens de passeios.. rs...
ResponderExcluiros trens de sp são a pior coisa que temos...
ResponderExcluiros trens de sp são a pior coisa que temos...
ResponderExcluiros trens de sp são a pior coisa que temos...
ResponderExcluiros trens de sp são a pior coisa que temos...
ResponderExcluirCamila, excelente assunto para ser debatido.
ResponderExcluirO erro do Brasil é cultural e vem da época do governo militar.
O maior problema é que construímos um país sobre quatro rodas, enquanto nossas ferrovias foram sucateadas.
Sem contar no tanto de gente interessada em vender petróleo está torcendo para a ferrovia não deslanchar no nosso país.