sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer!


"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

Ele fez 103 anos esta semana!!! é muita coisa! A unica coisa que posso dizer a vocês é que eu sou completamente apaixonada pelas obras deste artista (pra mim ele é muito mais do q um arquiteto). Estava até pensando em ir pra Brasília mês q vem (um dos meus grandes desejos) mas terei q adiar esta viagem pra proxima. mas ainda vou sim!

Algumas obras dele q tive o prazer de conhecer:

Edifício Copan: Famosíssimo edifício do Centro de São Paulo/SP. Lindo, Lindo...

Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte/MG, composto pela Igreja da Pampulha e pela Casa do Baile, vale a pena a viagem. Um tanto quanto interessantes e inusitadas, estas duas obras foram construidas na margem da Lagoa da Pampulha, o que torna as contruções ainda mais bonitas.

Todo o conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera em São Paulo/SP: Auditório Ibirapuera , Marquise, oca, Prédio da Bienal, Museu Afro Brasil... Não preciso nem comentar, né? Um mais lindo do q o outro...

Terminal Rodoviário de Londrina/PR - Este terminal é o maximo!!! Você estando dentro da rodoviária, você nem dá nada por ela e nem percebe na maravilha que é. claro q não consegui fotografar, só no aéreo mesmo para se perceber como é, só garanto q é bem interessante! A construção é toda feita em zinco e seu formato é circular. No centro o teto possui uma abertura que está sobre um jardim, ao redor do qual estão localizados os guichês para a venda de passagens, as lojas, farmácias, lanchonetes, bancos e outras utilidades. As plataformas ficam na parte mais externa do círculo. Dá para imaginar? ;-)

Memorial da América Latina em São Paulo/SP O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, composto por o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano. Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma.

Sambódromo do Anhembi quem nunca passou pela marginal e se encantou com este projeto mesmo q vendo só de longe, não é mesmo? ;-)

Museu Oscar Niemeyer - Tive o enorme prazer de conhecer o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba/PR, também conhecido como o museu do olho. Fiquei tempos ali, admirando aquele enorme olho e imaginando no que ele poderia estar pensando qdo projetou aquela construção? é até meio assustador aquele olho gigantesco "olhando" para você. Quem for para Curitiba não deixe de ir neste museu! é incrível!!!

Bom final de semana!!!

4 comentários:

  1. Ahááááá... E a Capelinha de Osasco!!!
    Aposto que dessa você não sabia!!

    ResponderExcluir
  2. É que de Osasco ninguém se lembra. Pra que, né? ... rs!

    ResponderExcluir
  3. hahaha.. acabei de achar no google! juro q não sabia! e tb nem conheço a capelinha de ososco ainda.. ;-)

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!