Fim de 2010, início de um novo ano, mais uma página em branco vem aí. E o que você vai escrever na sua? Como você quer lembrar 2011?
2011 mal começou e já estou cheia de listas "to do", será um ano bem agitado para mim, com trocentas descobertas (aliás, você já parou pra pensar na etimologia desta palavra? Centenas de troços! Agora voltando...) e aja cabeça e organização pessoal pra dar conta de tudo.
Nestas minhas pesquisas pela melhor forma de organizar tudo: armários, agenda, estudo, trabalho... Fui parar num site MUITO bacana é o Organize sua vida, sugestivo, não?
Lá você encontra muitas matérias bacanas que vão ajudar você (se quiser, é claro) a colocar um pouco mais de ordem no seu dia-a-dia. Desde a sua vida pessoal até a vida pessoal do seu animal!
Fiz uma seleção de dicas simples mas muito úteis:
Para as bebidas em casa, as garrafas devem ser agrupadas por tipo de bebida e características. (claras, escuras, doces, etc.) Para deixá-lo organizado e funcional, deixe as bebidas de uso mais comum em uma prateleira e as menos utilizadas podem ficar numa estante.
Para ganhar espaço no guarda-roupas, escolha cabides finos e resistentes como os de aço ou cromados.
Para ficar de bem com a conta bancária, faça um orçamento anual. Você vai perceber que a despesa de 1 ano não é o mesmo que multiplicar a despesa de um mês qualquer por 12.
Para os cartões de visita que você recebe, ajuda anotar no cartão dados como quem indicou aquela pessoa ou onde conheceu. Outras informações úteis: especialidade de serviços ou produtos, convênios do estabelecimento, diferenciais, referências e aquilo que julgar conveniente.
Para otimizar sua agenda, nunca vá a um compromisso sem confirmar primeiro. Há sempre uma chance de a pessoa com quem marcou não se lembrar da data. Tente descobrir também se não haverá atrasos.
Lembre-se que compromisso é simplesmente um acordo mútuo com alguém, mas pode ser com você mesmo também. Da próxima vez que precisar de um tempo para passear, se exercitar, ler algo de seu interesse, ou fazer alguma coisa legal, marque um compromisso consigo mesmo em sua agenda.
Para a sua mesa de trabalho, deixe apenas os papéis relacionados ao seu projeto atual em sua mesa. Deixe uma lixeira para papéis próxima a sua mesa. Assim você não começa a acumular papéis inúteis novamente.
Para ganhar tempo, reserve algum tempo para discutir problemas de rotina com colegas. Assim evita que seja interrompido a todo momento.
Para as tarefas do dia, não adianta programar mil tarefas e conseguir executar apenas metade, você irá se sentir frustrado com isso. Lembre-se: Seu tempo é sua vida, procure usá-lo de forma inteligente e a seu favor!
Para reuniões mais produtivas, identifique o objetivo da reunião. Ao estabelecer um objetivo, os participantes passam a vê-la com mais importância e o comparecimento é maior.
Para os e-mails, duas ações simples:
1. Delete Já! Por favor aprenda onde esta a sua tecla e use-a! Livre-se dos emails que não tem utilidade para você depois de lê-los.
2. Faça já! Se a resposta for levar menos de 3 minutos, responda na hora. Esta regra é mágica. Com poucas exceções, qualquer email que possa ser respondido em menos de 3 minutos deve ser despachado a primeira vez que você o vê.
Se você se interessou por um dos temas em especial, cada dica tem o link para a matéria de onde ela saiu.
O site tem também uma loja virtual com produtos que não são da Polishop, mas facilitam sua vida!
Enjoy!
OrganizAÇÃO o próprio nome já diz tudo, tem que ter ação. Se não, não tem valor algum.
Uau!
ResponderExcluirEu precisava mesmo é de um check list da faxina!
Quando começo a faxina em um cômodo, de repente passo para o outro e vejo uma coisa fora do lugar, começo a arrumar e quando vejo não teminei nem um nem outro!
ótimo post tami! muito bom mesmo!!! =)
ResponderExcluirta uma bagunça as coisas por aqui
ResponderExcluirEsse ano eu tenho uma agenda.
ResponderExcluirVamos ver até quando eu a utilizo...