terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pena de morte


Tem alguns assuntos sobre os quais acho que nunca terei opinião formada.

E um deles é a pena de morte.

Já fui veementemente contra durante um bom tempo e depois passei a defender sua aplicação com fervor.

Hoje, simplesmente não sei o que penso.

Quando acho que estou convicto de que ela é realmente necessária em casos de assassinatos ou estupros, por exemplo, leio algum caso que me faz ficar novamente em cima do muro.

Sempre me lembro de um argumento de um colega jornalista, bastante razoável.

"O Estado tem o direito de matar"?

Nos últimos dias foram dois episódios que me fizeram repensar o tema.

Um deles é o ótimo filme 72 Horas, do diretor Paul Haggis, que traz Russell Crowe no papel de um professor universitário cuja esposa é acusada de um assassinato contra o qual - aparentemente - não há argumentos de defesa.

O outro foi uma notícia que li sobre um norte-americano que ficou 30 anos preso por roubo e assassinato. Nessa semana, um exame de DNA provou sua inocência.

Aí é que vem a pergunta:

E se ele tivesse sido condenado à morte? Como esse erro poderia ser reparado?

Antes de nos deixarmos ser levados pela comoção diante de casos como Eloá Pimentel, Isabella Nardoni e Mércia Nakashima e condenar sumariamente seus suspeitos, acredito que vale a pena pensar que seres humanos falham. E isso se aplica a todos. Inclusive a policiais, peritos, promotores e juízes...

5 comentários:

  1. O Estado pode não ter o direito de matar, mas o Barnabé do Cabrobró também não!
    Mas acho que se rolasse por aqui, rapidamente nossos representantes corruptos usariam a ferramenta para queima de arquivo ou chantagem, coação, etc...

    ResponderExcluir
  2. pois é.. eu tb fico em cima do muro com este assunto. é um tema para se pensar...

    ResponderExcluir
  3. Difícil é conviver com as falhas irreparáveis. Colocar mais poder nas mãos do Estado é complicado, mas não colocar pena de morte dá muita margem pro Barnabé do Cabrobró é dizer a ele que nada de grave irá acontecer. Acho que essa discussão nunca terá fim.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!