terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por que Jobs vale tanto?



Li em vários sites noticiosos que as ações da Apple caíram quase 5% na bolsa eletrônica de Nasdaq após o anúncio de que Steve Jobs se afastaria dos negócios para cuidar de sua saúde.

A desvalorização representa perdas de R$ 15 bilhões no "preço" da companhia.
Seria esse o preço de Steve Jobs?

Acho curiosa essa relação entre a presença dele no comando da Apple e o valor das ações da empresa, já que ele não é o único criador do iPod, iPhone, iPad e iQualquer coisa que a empresa venha lançar futuramente.

Todos os gadgets são resultado do trabalho de uma equipe gigantesca de engenheiros, programadores, cientistas etc etc.

Ok, o fato de ele ser o CEO da empresa significa que ele toma decisões importantes e coisa e tal. Mas R$ 15 bilhões???

Comenta-se muito que algo muito parecido deve acontecer com o SBT quando Silvio Santos sair de cena. E aí, quanto será que vale o homem do Baú dentro do ativo da emissora? Proporcionalmente, eu acho que muito mais do que Jobs representa para a Apple.

Há alguns anos, Bill Gates se afastou da Microsof. A empresa não sentiu tanto e está aí, firme e forte. Por que com a Apple (ou o SBT) o futuro seria diferente?

4 comentários:

  1. Jobs é um mito...
    É inexplicável! Mas acho que sua figura polêmica atraiu a simpatia das pessoas... E quando as pessoas compram Apple, elas estão comprando também o criador e sua história!
    Poético, não?
    Eu tenho um iphone!
    E quando olho pra ele, lembro-me de que posso ser eu mesma, porque Jobs, mesmo sendo loucão, venceu!!!
    Com erros e acertos, venceu!
    Ah, sei lá!
    É só um eufemismo poético!

    ResponderExcluir
  2. é o tal do mkt pessoal para vender produtos... =P
    ah, estes marqueteiros.. =)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Jobs é um mito mesmo Agata e muito valorizado por tudo ter dado tão certo. Um cara mega inteligente, criativo e venceu muuuuuito.
    Silvio é essencial ao SBT, ele é uma referência (pelo menos pra mim) de que até um camelô pode ser um empresário de altíssimo nivel e ter a espontaneidade e o carisma que ele tem!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!