segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Achei um livro!


Sexta, 16h30

Estava no Centro, mais especificamente próximo a estação Republica do Metrô (linha vermelha). Mesmo cansada eu não podia voltar para casa, pois eu moro longe e as 18h eu tinha uma reunião marcada bem naquela região

Não sei se todos sabem, mas no dia 25 de janeiro (aniversário de São Paulo) a Biblioteca Mario de Andrade foi reaberta. Após 3 anos de restauro e modernização, o prédio projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon voltou a funcionar normalmente.

A Biblioteca aos sábados fecha as 17h, portanto eu tinha somente 30min para chegar lá, passear e conhecer um pouco do seu acervo. Nesses 30min consegui visualizar os livros da seção Circulante. Eles estão disponíveis ao publico para leitura e empréstimo.

Na saída, próximo a chapelaria havia uma estante com vários livros. Todos haviam na sua capa uma etiqueta com a seguinte frase: " Não estou perdido ... Sou livre! Para saber mais, abra e leia"

Na segunda folha havia o endereço do site BookCrossing.

Tá, e daí? Cadê a menina que morre no final?

A BookCrossing é a biblioteca do mundo.
Você tem um livro e gostaria de dar uma "vida" a ele. Gostaria que varias pessoas tivesse o mesmo prazer que você teve em se emocionar, refletir, aprender, etc ... Sendo assim você o "larga" em algum lugar, mas mesmo depois de ter largado, gostaria de saber por onde ele anda. Quem são as pessoas que o encontraram.

O site funciona como um rastreador. Você etiqueta o livro, você coloca um código que serve para esse rastreamento e depois compartilha. Faz ele seguir viagem.
Quando alguma pessoa encontra-lo ela pode entrar no site, colocar o código, e conhecer um pouco da sua história.

Eu peguei um livro chamado " Atlas de Literatura Española" de J.M. Blecua Perdices
É um livro em espanhol que conta um histórico sobre todos os autores da Espanha, separados por décadas. Ele não teve nenhuma história ainda. Essa é a sua primeira viagem.

Uau, adorei! E agora, como eu encontro um livro?

Uma das formas é você ir até a estante que há próxima a chapelaria da Biblioteca Mario de Andrade. Ou ter sorte de achar algum em um banco de praça.

Outra forma é ajudar com que essa circulação cresça. Olhe a sua estante e veja aquele livro que você consegue se desprender. Que faça valer a pena para outras pessoas.

Compartilhar emoções. É isso que eu consigo, por hora, ver sobre esse ato.

4 comentários:

  1. q lindo pri! amei!!! quero participar tb.. =]

    ResponderExcluir
  2. Já pensei em participar, mas ainda sou apegada aos meus livros... :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu consigo soltar pelo menos um....

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto uma reportagem sobre esse tipo de literatura rotativa, achei muito bacana a id[eia!!!
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!