domingo, 20 de fevereiro de 2011

Porque eu cozinho?


Gastronomia, ou seria Alquimia? Um prazer para ser sentido. Um prazer que desperta os sentidos... A Gastronomia para mim é uma arte, misturar temperos, ingredientes, combinar sabor+odor+visual+elementos de nutrição. Acho que por ver as cozinhas desta forma, sou um bocado crítica. Acho que quando se descobre o "como-se-faz" você vê a comida por outro ângulo, você sabe o que foi exatamente que faltou, ou que sobrou...
(Assim diria o meu álbum gastronômico no facebook)


Cozinho por que me dá prazer ver o efeito que um belo prato pode causar em um ser humano. Cozinho porque quando você não tem nada na geladeira é que você cria os melhores pratos.
Por que quando vejo o prato montado, mais me parece obra de arte.
Comida é uma coisa linda,  e se a gente for parar pra pensar no por que dos alimentos serem tão atrativos, dá papo pra filosofia de padoca... É através dos alimentos que a gente sobrevive, não é?
Então nada mais perfeito do que os alimentos serem algo que nos desperta interesse, pelas cores, pelos aromas, pelas formas. :)
Já pensou se tudo tivesse cara de lentilha? Aquela coisa marrom, sem cheiro, sem graça.
Certamente não aguçaria os sentidos, os desejos...
Cozinhar tem muito de alquimia. É mágico!
Já reparou que assim como os feitiços e poções, os pratos tem receitas?

É quase impossível descrever como é este prazer, acho que só comparando.
Sabe quando você está com muita sede e bebe água? Ou quando está com muita fome e come?
Ou quando está morrendo de desejo de alguma coisa e mata a vontade?
Comigo cozinhar tem esse sabor, me dá este prazer.
Gastronomia é algo que me deixa com tesão, sabe quando você vibra por ter que fazer algo? A gastronomia tem este papel na minha vida.

O cinema já retratou esta arte, alguns que eu vi, gostei e recomendo:
Vatel - Os grandes banquetes de antigamente
- Estômago - Como um cozinheiro revolucionou a comida em um presídio
- Sideways entre umas e outras - E seus vinhos
- O tempero da vida - Como um tempero pode influenciar a maneira como as pessoas se tratam?
- A moda da casa -
- Simplesmente irresistível - O humor afetando um bom prato
- Simplesmente Martha - o filme que deu origem ao "sem reservas" só que muito melhor
- O sabor da magia - Cada especiaria tem um propósito, e para cada pessoa existe uma especiaria especial...
- Julie & Julia - 365 dias -> 524 receitas

Se quiser ver o trailer, basta clickar no título do filme.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Aqueles me conhecem sabem o quanto eu sou tapada com a gastronomia. Adoro comer, mas não consigo sentir aquele "q" a mais na degustação.

    O vida! Tenho que aprender um bucado ainda

    ResponderExcluir
  2. hummm.. dilicia.. preciso visityar sua cozinha.. =P

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!