sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arte, Literatura e o que mais vier na telha


Eu não sabia exatamente sobre o que escrever... não que isso faça muita diferença, mas sempre há algo interessante.
"Não que isso faça alguma diferença!"
Essa frase virou jargão no hotel depois que eu contei trechos de "O Estrangeiro" de Albert Camus.
O personagem principal começa a sair com uma garota... é legal, eles se curtem e tals, rola o que tem que rolar, daí num dado momento ela pergunta "Você me ama?"
E ele responde "Não que isso faça alguma diferença, mas acho que não!"
Este livro e o Conde de Monte Cristo fizeram com que eu revisse meus pré-conceitos de "não gosto de romances" - leia-se romance = estorinhas de mentirinha...
O livro, por mais que eu saiba que a coisa não aconteceu, me dá coisas, perturba mas faz sentido... porque pode haver pessoas assim. Estão erradas?
Não. É ponto de vista!
Mas choca. Tudo o que foge do senso comum choca!
E acho que esse conceito se aplica à arte também!
Qual o critério usado pra classificar algo como arte?
uma criança de 5 anos é classificada como artista e suas telas são vendidas por verdadeiras fortunas... não lembro onde li isso, mas lembro que vi na foto a criança com as mãos todas lambuzadas de tinta e as telas que pareciam ter sido bombardeadas por um time de paintball.
Romero Britto cria um Smile com braços e aplica mais cores e vira a coqueluche do momento. Comercial, relativamene fácil de se copiar, mas é arte... ok! Assim dizem!
E o cara que criou o Smile? É considerado um artista?
Estou levantando estas questões as nem eu mesma tenho as respostas. Contradigo-me o tempo todo! Acho que a pintura é o mais difícil de classificar!
Teatro e música eu não questiono muito. Mas será que deveria?
Estando de acordo ou não com aquilo que eu considero de bom gosto, o cara aprendeu a ler as notas musicais e traduzir sua visão de mundo através delas. Vejam vem, eu estou falando daqueles que FAZEM música, não dos adolescentezinhos que aprenderam a tocar Nirvana e só tocam isso E Extreme sentados nas calçadas das vilas! Em tempo: adoro Extreme!
E o teatro, nem me fale! Sair da realidade por um instante e se dar a chance de entrar num universo lúdico, totalmente à parte, é algo que considero lindo! Trazer isso a publico é mais lindo ainda!
Mas e o Clodovil? Vocês lembram quando o finado colocou cinta liga e salto alto e lançou uma peça?
Arte? Faça-me o favor!

Aí eu volto um pouco pra filosofia... a tendência do ser humano é buscar um sentido para a vida. Então os que tem suas religiosidades, encontram suas bases ali...

Opa, perdi o fio da meada... graças ao jornal que exibiu a entrevista de uma mulher no foco da dengue que dizia algo em torno da água que estava "cheia de MICÓBRIO"
MICÓBRIO DE QUÊ??? Ai... divaguei! Tô tão lerda hoje!

Aiai... Eu falava que o sentido da vida...

Se você considerar que a vida acaba, e pautar a sua vida, ou seja, o processo, no resultado que quer obter ao final, tá perdido! Se lá no fim não houver nada, já era, dançou!
Então tem gente que procura na arte, respostas para o terror da existência!
Porque eles tem medo de existir pra nada!
Mas se voltarmos lá em cima "Não que isso faça alguma diferença"

Católico, evangélico, budista ou ateu, tenho lá minhas convicções de que estamos todos no mesmo barco... e que realmente não faz a menoooor diferença!

Mas os artistas seguem tentando explicar o mundo através de linguagens não verbais.
Será que é isso ou será que eu já estou com sono!
Acho que é o item dois...

Normalmente consigo conduzir melhor um pensamento, mas hoje, trabalhando em meio a britadeiras e lixadeiras... acho que meus neurônios estão meio debilitados!

Amanhã é mais um dia! Não que isso faça alguma diferença mas eu vou trabalhar!!!

E se algum artista ou intelectual da área estiver lendo isto, não se ofenda! E ignorância pura! Ajuda a gente aí!
De repente eu sou uma artista aí e não sei!

Então, bom final de semana a todos e que a gente se questione sempre mais!

4 comentários:

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!