Você já parou para pensar: se a gente não fizer nada pelo planeta, a geração futura não verá baleias, nem ursos polares e nem conhecerão as florestas?
Não é de hoje a preocupação ecológica com a redução do carbono.
Muitas empresas tem colocado atenção neste ponto e novos negócios tem surgido em função da necessidade.
O que me deu o start para falar disto foi a Empresa Carbono Zero Courrier que é uma empresa de sp que trabalha com entregas expressas de Bike!
Uma pedalada custa em média R$27 a mesma média de um serviço de motoboy com a grande vantagem de não agredir o meio ambiente e ainda ser uma prática esportiva.
Além disso a empresa tem uma preocupação grande com os bikers, todos tem carteira assinada e recebem treinamentos constantes sobre direção defensiva, meio ambiente etc.
E mensalmente eles te informam quanto carbono deixou de ser emitido com a utilização do serviço.
Vale a pena conhecer, eu uso e aprovo! (Flyer aqui)
Além deste serviço de courrier, o Posto de gasolina Ipiranga tem uma espécie de cartão fidelidade em que você abastece o seu carro e a mesma proporção que você polui eles se comprometem a neutralizar a taxa de carbono através de projetos de neutralização de CO2.
Estes projetos incluem, entre outras atividades, o plantio de árvores, que retiram o CO2 da atmosfera e devolvem oxigênio, melhorando o clima e a qualidade do ar.
Através do site da ipiranga é possivel calcular o impacto que você produz na atmosfera. Além de ter várias dicas.
Existe também uma empresa gringa preocupada com isto, a Carbono Zero.
A campanha do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas, ela existe para que pessoas e indústrias possam neutralizar a emissão de gases do efeito estufa. Para melhor entender, um exemplo:
O carbono zero é um tipo de crédito, se uma empresa queima X gases do efeito estufa durante seu processo de produção, ela deverá compensar o desequilíbrio neutralizando os outros X presentes na atmosfera, é uma espécie de balança ecológica.
Este projeto já é conhecido por empresas e escolas dos Estados Unidos e Europa. É claro que é difícil chegar a uma quantidade específica de poluentes emitidos pelas indústrias, talvez seja impossível chegar a uma equação matemática, mas o importante é que a conscientização garanta o equilíbrio da Terra.
Existe também um blog que fala só disso.
Além dos clássicos:
Clickarvore - Onde é possivel plantar uma árvore com um click.
Mundo Sustentável - Com notícias e novidades sustentáveis.
Akatu - Com muitas idéias de conscientização
Recicle Carbono - Que tem uma biblioteca de idéias
O que propõe a ONU?
A Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), estabeleceu como objetivo a estabilização da emissão e concentração na atmosfera de gases de efeito estufa em níveis que tentassem impedir a perigosa interferência do resultado das atividades humanas no clima da Terra.
Em Dezembro de 1997 foi adotado o Protocolo de Kyoto, um instrumento operacional que instituiu uma série de regras para regular e controlar a emissão de gases de efeito estufa. Entrou em vigor em fevereiro de 2005, estabelecendo limites legais para as emissões dos países industrializados, definindo limites específicos e prevendo uma redução global de 5% no período de 2008 a 2012 em relação aos níveis verificados em 1990.
O Protocolo de Kyoto instituiu três instrumentos econômicos, denominados mecanismos de flexibilidade: o comércio internacional de emissões, a implementação conjunta e o mecanismo de desenvolvimento limpo. O objetivo destes mecanismos de flexibilidade é permitir que os países que têm as maiores emissões e onde os custos de redução são altos, possam cumprir suas responsabilidades investindo em projetos de redução em outros países, onde o custo dessa redução é mais baixo.
E não poderia deixar de falar do fantástico Verd.in um encurtador de links que a cada 1000 links encurtados se compromete a plantar uma árvore.
E aí? Até quando você vai achar que não é com você? Ou que não tem nada que você possa fazer?
Acorda!
muito interessante, tami. belo post!
ResponderExcluiramei!!!beijos.
ResponderExcluir