domingo, 6 de fevereiro de 2011

Por que nos apegamos as coisas?



Lendo uma das últimas edições da revista VIDA SIMPLES comecei a me questionar sobre como acumulamos coisas e nos apegamos a elas.
A matéria comentava um livro que fazia a proposta de jogar 50 coisas fora.
Só que o leitor se engana se pensa que uma montanha de livros sem graça vai livrá-lo da tarefa fácil fácil, segundo a autora, uma montanha de livros: uma coisa, uma montanha de roupas? uma coisa. Sapatos? Uma. Rimel Seco, corretivo horroroso? uma.
Já dá pra ver que não é tarefa fácil.
Uma frase da matéria que me chamou a atenção foi:
"Aquilo que você guarda e o que joga fora, assim como o que você compra ou deixa de comprar, é um espelho que reflete fora o que você pensa e sente por dentro." (Liane Alves)
Será por isso que depois daquela longa faxina onde tudo que não serve mais é jogado fora nos sentimos renovados?
Será por isso que as vezes não queremos jogar fora aquele presente que não serve para nada mais que representa tanto para nós?
Nos ligamos emocionalmente aos objetos? Quando na verdade não passam de objetos? Por quê?

Acho que a resposta é por demais individual, o que me motiva a isto é diferente do que motiva o meu vizinho.
Mas acho que com frequência atribuimos "poderes" aos objetos, vou usar esta roupa, por que me dá sorte! Como se a roupa fosse a responsável.

Para pensar.

Livros: Jogue fora 50 coisas e Chega de desperdício.
Twitter: @vidasimples

No próximo domingo? Dicas de Podcasts

5 comentários:

  1. Boa idéia!!!
    Acho que não joguei 50 coisas fora esse ano!!!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho mudado em relação a isso. antes eu era bem mais apegada a s minhas coisas, agora até q consigo me desfazer com mais facilidade.. ;-)
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho sérios problemas com papéis. Roupas eu aprendi a doar, e sempre estou de olho nos vidros de perfume, maquiagem e etc.
    Agora papéis ...

    ResponderExcluir
  4. Tem uma pessoa que me faz jogar coisas fora sempre que me encontro com ela... bem, é uma ex! Mas ainda não saquei o que rola!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou com as pessoas me apego muito fácil e quero agrada de mais as pessoas.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!