sábado, 11 de junho de 2011

Mestiço: fusão entre péssimo atendimento e descaso com o cliente


Já que tanta gente me perguntou sobre a ocorrência no badalado restaurante Mestiço, resolvi dividir com todos o e-mail de reclamação que ate hoje eles nao se deram o trabalho de responder.... Como aqui eu posso ser mais informal, vou contar que a mal criada que protagoniza a história só faltou me indicar o ponto de ônibus mais próximo.
Gatei mais de 150 pilas E PAGUEI A PORCARIA DOS 10%

Prezados Senhores,

Gostaria de trazer ao seu conhecimento a experiência que vivenciei em seu estabelecimento no domigo, dia 22 de maio.
Como Chefe Concierge de um dos maiores hotéis de São Paulo, costumo receber convites de diversos restaurantes para conhecer e, assim indicar a casa aos nossos hóspedes. Recuso a maioria destes convites pois prefiro estar incógnita para poder ter uma avaliação real do serviço, afinal, é parte do meu trabalho assegurar que nossos clientes tenham uma excelente experiência na cidade e isto inclui uma recomendação correta e segura, que vá de encontro com as expectativas do cliente.
Há pelo menos cinco anos, antes mesmo de assumir um cargo de Concierge, já recomendava a casa de olhos fechados, justamente porque me encanta a proposta de fusão do tailandês com o brasileiro, e também nunca recebi um feed back negativo de um dos meus clientes.
Pergunto-me então, por que comigo foi tão diferente?
Já ao telefone, pedi para fazer uma reserva e a pessoa que me atendeu disse que não precisava, pois se eu chegaria ao meio-dia, a casa estaria vazia.E daí? Se um hóspede me liga para fazer uma reserva, não interessa se o hotel está vazio. Eu faço a reserva para assegurar que estará tudo preparado no momento de sua chegada.
Este fato eu relevei, até porque o meu propósito na ocasião era lazer e não trabalho. Tanto que fui acompanhada do meu marido.
Cheguei à casa ao meio-dia em ponto e me deparei com manobristas conversando. Adentrei a casa e a situação não era muito diferente.
Fiquei cerca de dois minutos parada no meio do salão sem que ninguém viesse até mim. Eu também trabalho com atendimento e não foi assim que aprendi a atender. Peço desculpas se criei expectativas muito altas com relação ao padrão de atendimento, mas ao meu entender quando um cliente adentra a casa, o procedimento é dar as boas vindas.
Dirigi-me então até o caixa, pedi licença e perguntei se já estavam funcionando.
O rapaz disse que sim e me pediu que esperasse "um pouquinho".
Retornei ao meio do salão e uma moça de estatura baixa dirigiu-se a nós e simplesmente parou ali olhando para nós.
Comecei a me perguntar se havia algo de errado com a minha aparência, pois a sensação que tive era de estar sendo tratada como um "cliente fora do perfil".
Ela não nos deu boa tarde, não nos conduziu à mesa, não nos perguntou se conhecíamos a casa.
Diante do fato, coube a nós escolher a mesa mais próxima e esperar o que mais de surpresa estaria por vir.
Foi frustrante ouvir meu marido perguntar "É este o restaurante de que você tanto falava?"
A moça voltou, trazendo pratos, jogos americanos, e outros utensílios e tudo era colocado à mesa com uma brutalidade que me fazia querer pedir desculpas por lhe dar "tanto trabalho"
Em um dado momento, a vi comentando no canto que não estava com vontade de trabalhar.
Ora vejam! Sua escala de domingo não é culpa minha. Aliás, eu também trabalho aos domingos e estava almoçando cedo justamente porque iria trabalhar em seguida, até a meia-noite! E nem por isso maltratei nenhum hóspede.
Meu marido sinalizou e a moça veio de novo. à moça parou ao lado da mesa e disse "oi"
"Oi"? - sem comentários...
Pedimos as entradas e quem veio nos trazer foi um rapaz chamado Joabe. Perguntei se ele poderia por gentileza nos atender a partir daquele momento e ele foi extremamente solícito. Mesmo não estando dentro da sua praça, ele nos deu toda a atençao, explicou delicadamente os pratos e foi muito educado. Espero, sinceramente que vocês tenham outros como ele.
Ao fim, pagamos a conta (com os 10% embora a moça não merecesse) sem demas incidentes e eu me dirigi ao caixa, deixei meu cartão de visitas e pedi gentilmente que o gerente entrasse em contato comigo.
Amanhã completará duas semanas e até o momento não recebi nenhuma ligação ou e-mail.
Espero siceramente que não tenham este desacaso com demais clientes.
Informo também que esta experiência será dividida com os demais concierges de grandes hotéis para que não exponham seus hóspedes a tamanho constrangimento.
Caso ainda tenham algum interesse em se retratar, procurem o meu cartão de visitas que deve estar perdido ou arquivado.

Atenciosamente,

Agata Appel

5 comentários:

  1. Acho que o pior é a casa nem ao menos se importar com uma reclamação. Descaso.

    ResponderExcluir
  2. Espere só até eu mandar para o guia da Folha e do Estado!
    Agora é questão de honra!
    Eles tem que me responder!!!!

    ResponderExcluir
  3. realmente o pior é não responderem o e-mail se desculpando. aaafff...

    ResponderExcluir
  4. ótimo seu texto! pontual eu não pago 10% de nada, acho sacanagem e impositivo
    prefiro oferecer caixinha direta a quem me agradou no atendimento, desta forma a morta em questão não tem vantagens
    não é higiênico oferecer em espécie a quem lhe traz a comida mas estou pensando em já sair de casa com notas embaladas em saco plástico.
    SERÁ QUE SOU PERTUBADINHO ?

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, você passa mal!!! Mas não deixa de fazer sentido!!!
    Divulgue para os seus amigos!
    E se quiserem, tenho dicas de restaurantes onde, além da excelete comida, os funcion´rios sorriem e tratam bem seus clientes!!!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!