domingo, 10 de julho de 2011

Como ouvimos?


O que é o som?
Pense numa corda de violão. Se você puxar e soltar a corda em seguida, ela faz balanços bem curtinhos, chamados de vibração. A vibração da corda, amplificada pela caixa do violão, movimenta o ar que está em volta dela e, assim, a vibração da corda é transmitida pelo deslocamento do ar até chegar às nossas orelhas. Essa vibração do ar é chamada de onda sonora.

Como ouvimos?
Já enfileirou pecinhas de dominó e deu um peteleco na primeira para ver uma derrubando a outra? Pois a passagem da onda sonora pela orelha é um tanto parecida com esta cena. A onda sonora entra pelas nossas orelhas e bate na membrana do tímpano. Ele começa a vibrar e passa a vibração para os ossículos de dentro da orelha (os menores ossos do corpo), que manda a vibração para a cóclea (a parte mais dura do corpo). Como dentro da cóclea tem líquidos, a vibração provoca ondinhas nesses líquidos, e as ondinhas movimentam cílios de umas células muito delicadas que ficam dentro da cóclea. Por causa da movimentação dos cílios, essas células transformam a vibração sonora em impulso elétrico. Essa etapa da audição é muuuito importante, porque os impulsos elétricos passam pelo nervo auditivo e vão em direção à parte do cérebro que analisa e entende os sons. Só aí é que escutamos. E todo esse caminho do som leva apenas 300 milissegundos. É assim... Já foi! De tão rápido!
Cada pedacinho das voltas da cóclea é especializado em detectar um tipo de som: mais grave (grosso) ou mais agudo (fino).
Abaixo um vídeo que explica tudo isso que eu acabei de contar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!