domingo, 4 de dezembro de 2011

Você conhece a PLC122?


Não? Clique aqui.
Veja também o ponto de vista da igreja antes de acreditar no que eu escrevo.


No  texto que defende a PLC 122 o objetivo claramente é dar força à todas as punições aos atos discriminatórios contra homossexuais sob a alegação de que mesmo hoje existindo leis que punem a agressão à todos os cidadãos, elas não são eficazes pois com frequencia observamos exemplos de agressão contra homossexuais em SP e no RJ.
Em oposição a PLC 122 estão aqueles que se denominam “Internautas Cristão” o motivo de sua objeção é válido, temem ser condenados por agirem de acordo com suas crenças religiosas.
Porém algo deve ser observado em relação à este aspecto. Em outras religiões a violência à mulher é permitida e até mesmo determinada em caso de desobediência. E ainda assim se trata de grave crime punido por leis.
Cristo esteve na Terra há 2.000 anos, os tempos mudaram claramente, as pessoas vivem hoje outra realidade. Hoje não mais se tolera o que era tolerado em outros tempos. E é necessário que a lei também se adapte.
As crenças religiosas também precisam tolerar coisas que não toleravam no passado. Pode soar utópico falar em tolerância nos dias de hoje onde as pessoas estão cada dia menos tolerantes, cada dia mais ”tolerância zero”. Decidem porque sim e não se permitem observar outro ponto de vista.
A mulher na maioria das religiões sempre foi vista como um ser inferior que deveria apenas servir à sua família e não buscar seus objetivos pessoais, mas surgiu então o feminismo que mostrou às mulheres que elas podiam realizar muito mais do que sua vida “do lar”. As mulheres foram as ruas, queimaram sutiãs como símbolo de sua libertação. Começaram a trabalha e hoje são responsáveis por muitas das conquistas globais.
Hoje as mulheres são maioria nas universidades o que antes era impensado para elas. Hoje elas ocupam posições de alta liderança e até mesmo a presidência. Quem diria que isto seria possível 2.000 anos atrás?
É claro que existem conseqüências, nem todas as mulheres que agem desta forma são bem vistas. Mas elas queriam e realizaram.
A PLC 122 não obriga que ninguém abandone suas crenças, pede apenas que tratem a todos de maneira respeitosa. Padres não seriam presos se encontrassem maneiras de transmitir a palavra de Deus de maneira respeitosa, tolerante e principalmente responsável.
Responsabilidade, algo tão essencial. Será que os religiosos não percebem a responsabilidade que tem nas mãos? A responsabilidade com uma sociedade, mais justa, respeitosa e humana? O poder de persuasão que estas figuras possuem é imenso. Hoje eles estão inclusive na televisão. E que alcance a televisão possui!
Agora, se a preocupação é transmitir letra por letra do que esta na Bíblia, para começar as igrejas deveriam ensinar hebraico, para transmitir a informação exata na igreja, e não uma versão que contém a interpretação de seu tradutor. Assim cada um poderia ler a Bíblia em seu texto original e tirar suas próprias conclusões.
Além disto existem muitas versões do texto cristão. Qual evangelho está sendo levado em consideração? É preciso observar o quanto aquilo que se diz é fidedigno ou não.
Sei que não estou aqui para determinar o caráter de nenhum líder religioso, mas também é fato que muitos não agem de acordo com a Bíblia nem de acordo com a lei. Os escândalos nos quais muitos se envolvem já são de conhecimento público.
Nenhuma religião permite a ninguém proteção civil. Se vivemos em determinado local é preciso respeitar às leis que organizam a sociedade.
Nenhum mulçumano tem o direito de bater em sua esposa no Brasil, assim como existem religiões que mutilam a genitália feminina para que as mulheres não tenham prazer o que também não é legalizado no Brasil.
É preciso respeitar o próximo, assim como está dito pelo cristianismo. A discriminação não é permitida por nenhum motivo seja ele ideológico ou não.
Sou a favor da PLC 122, mas talvez para mim seja mais fácil, já que os homossexuais não são para mim nenhum tipo de agressão moral. E já que também acredito saber bem dosar o meu cristianismo com a devida dose de tolerância.
A constituição federal já determina que todos são iguais e possuem direitos iguais. Por que então deveriam os homossexuais serem tratados de maneira distintas? Terem afetados o seu direito de ir e vir? O seu direito de expressar-se? Se todos são iguais. São todos. Não deve haver distinção de nenhum tipo nem mesmo de sexo, orientação sexual, raça, credo, deficiência, idade...
Esta lei já deveria existir quando foi criada a lei de discriminação. Mas infelizmente não foi o que aconteceu por motivos que nós desconhecemos, talvez por não se tratar ainda de uma realidade ou problema constante.
Desejo que todos aqueles que acreditam no respeito e na tolerância apõem iniciativas como esta que determinam a igualdade entre os seres humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!