sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Medo do novo ou da chuva???


Fragmentos de diálogos...

- O fim do teu casamento foi precipitado.
- Não...
- Sim... você poderia estar com ele até hoje!
- As cartas ou os números dizem se eu estaria feliz?
- Não... apenas que foi precipitado!

-Ela brigava comigo por causa da relação!
- Como assim, por causa da relação?
- Mania de colocar a relação acima de tudo...
- E não é?
- Não.
- O que é viver pra você?
- Ah, um monte de coisas...
- Mas viver não é o principal?
- Sim.
- E conviver é viver a dois... Se a vida é o principal e se você vive a dois, eu entendo a relação como a espinha dorsal da vida, você não?
- Não.
- Então por que você trouxe alguém pra dentro da sua vida?
- Não sei...
- Depois as mulheres que são complicadas...
- Mais cerveja?

- Acabou... E de repente é como se não existisse um passado... Foi tanto tempo, tanta coisa, eu sei que estive lá mas já não consigo lembrar... É como acordar de um desmaio!!!
- Estranho...

- Eu amo, sofro, eu sou assim... Não me olha assim! Parece que está com pena de mim!
- E você?
- Eu o quê? As pessoas não mudam!
- Fale por você!

Todo mundo tem seus conflitos...
Se analisarmos friamente, os que despertam maior aflição são os mais simples de se "resolver"!
Basta ter coragem!
Lembro-me até hoje de uma amiga que tive no meu primeiro emprego em hotel me contando fragmentos da vida dela, numa época em que eu estava frustradíssima porque não era promovida e não tinha mais desafios...
"Ah... Eu fui pra Espanha, lá conheci um alemão e moramos em Bali por seis meses... íamos casar... acabou o dinheiro, eu achei que não devia casar e viajei para o Japão... Lá eles precisavam de uma professora de espanhol... eu não falava tudo isso, mas também não falei pra eles... peguei as aulas!!! Quando os alunos começaram a chegar no meu nível, eu transferi a turma, voltei pra Espanha, fiz um intensivão, voltei pro Japão e eles me pegaram de volta! Deixa de ser boba! Vai pro mundo!!!O pior que pode acontecer é dar errado! Mas e daí? Você acha outro caminho rapidinho!"

Um olhar frio e crítico e um corte a seco às vezes é a melhor solução.
Puxar o esparadrapo de uma vez vai te causar menos dor!

Temos a maravilhosa capacidade de mudar tudo num piscar de olhos. Basta tirar os óculos cor-de-rosa. Ter coragem pra dar partida, engatar uma primeira e enfiar o pé!

Seja na profissão ou no sentimento...
Mas se for pra sentir, que seja intenso até que escorra a última gota!
Se for pra sorrir, que seja a plenos pulmões.
Se for pra chorar, que não passe de 24 horas
E se for pra esquecer, que vire arquivo! Morto!

Às vezes acho que somos - e digo somos porque cada um de nós em algum momento esbarrou nesse "erro" - meio masoquistas por nos prendermos a situações que nos machucam, achando que o depois vai ser o paraíso...
Quem é que sabe como vai ser o depois?
E daí você passou um baita tempo construindo um castelo de areia e descobre que a sua vida foi em partes uma mentira...
E que talvez até mesmo os sentimentos que você pensava cultivar, tivessem sido inventados por você...

Dê-se, de vez em quando, a chance de fazer uma análise crítica, questione-se e responda francamente, sem dó de si mesmo. Seja seu melhor amigo, aquele que dá um chacoalhão e te abre o olho... Vai terminar esse diálogo de alma lavada!
E essa chuva que cai lá fora me lembrou uma canção que eu dedico a todos os que estão me lendo nesse fim de sábado chuvoso...

2 comentários:

  1. Você escreveu essa parte do texto pra mim:Seja na profissão ou no sentimento...
    Mas se for pra sentir, que seja intenso até que escorra a última gota!
    Se for pra sorrir, que seja a plenos pulmões.
    Se for pra chorar, que não passe de 24 horas
    E se for pra esquecer, que vire arquivo! Morto!

    Às vezes acho que somos - e digo somos porque cada um de nós em algum momento esbarrou nesse "erro" - meio masoquistas por nos prendermos a situações que nos machucam, achando que o depois vai ser o paraíso...
    Quem é que sabe como vai ser o depois?
    E daí você passou um baita tempo construindo um castelo de areia e descobre que a sua vida foi em partes uma mentira...
    E que talvez até mesmo os sentimentos que você pensava cultivar, tivessem sido inventados por você..."

    O problema é que não consigo esquecer de como eu fui feliz no meu castelo de areia... Não consigo respirar um segundo das 24 horas do dia que não pense nele e sinta falta. Que eu não sorria a plenos pulmões dos poucos momentos felizes que vivi e de lavar a alma de tanto chorar ao lembrar de quase 5 anos de choro e esperanças infundadas.

    Como sempre um texto que me dá uma porrada no estômago e me faz pensar... Só não consigo saber se em continuar ou se em desistir...
    Andréa Nascimento

    ResponderExcluir
  2. O que é um castelo de areia?
    Uma coisa que você constrói...
    Se você conseguiu fazer uma vez, com a matéria prima errada- a mentira - por que não se dá a chance de construir outro com outra matéria-prima? Uma que se solidifique...
    Não vale a pena chorar por uma mentira.
    Descubra as suas verdades e elas te fortalecerão e você vai descobrir a criatura maravilhosa que existe dentro de você!
    Não mendigue amor e afeto!
    Quando você tem amor próprio e segurança, sabe que por aí milhares te amam em silêncio e nem sempre você vai corresponder...
    Mergulhe no caos, tome consciência do caos, desprenda-se das formas e fôrmas e encare.
    No primeiro momento vai parecer uma força descomunal que você está fazendo, depois você vê que a engrenagem gira, e se vc continuar, ela vai girar mais e mais e de repente você vai se dar conta de que não é dona do mar mas de que surfar é tudo de bom!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!