Hoje inspirada pela Época negócios, começo uma série de dicas do mundo corporativo para vocês.
Às vezes, o tempo que você tem para se preparar para uma reunião urgente é inversamente proporcional à sua importância. Eduardo Adas, especialista em storytelling e sócio da Soap – empresa que elabora as mais criativas apresentações para clientes como Telefônica, Pão de Açúcar, Bradesco, Sony –, ensina a preparar a sua a toque de caixa.
Comece pelo argumento: separe 60% do tempo para escrever (pode ser com papel e caneta) e definir como começar e como terminar. “O PowerPoint só entra no final, quando você já tem o raciocínio completo.” A partir daí, “os passos são ridículos”. No PowerPoint, jogue o roteiro definido no modo de exibição Tópicos, com os slides pequeninos, para definir quais serão as cenas ilustradas. Use fontes com tamanho máximo – a informação precisa saltar da tela. Se possível, treine não apenas a apresentação, mas possíveis situações da reunião. E, na hora, não se limite a ler o que está escrito na tela: “Pega mal”. Assuma um tom de conversa, em que os tópicos são apenas o guia.
Quanto à forma da apresentação, leve em conta quatro alertas:
A) As pessoas aprendem mais com imagens e palavras do que somente com palavras;
B) Palavras e imagens correspondentes devem ser expostas perto umas das outras, e não afastadas, nas páginas ou telas seguintes
C) Animação com narração é um recurso mais eficaz do que animação com legendas
D) Revise o material e livre-se dos dados irrelevantes. Como diz o consultor americano Guy Kawasaki, a regra é 10-20-30: dez slides em 20 minutos, com letras tamanho 30.
A SOAP é uma empresas ótima e que tem vários vídeos com dicas, segue abaixo um vídeo bem humorado sobre quem é o culpado por apresentações chatas.
Inspiração
Na próxima semana: Como dar feedback
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!