domingo, 29 de janeiro de 2012

O modo mais eficiente de: Dar Feedback


“Posso lhe dar um feedback?” Essa pergunta às vezes é entendida como “posso acabar com você?”. Apesar dessa tensão, o feedback é essencial para o crescimento e aprimoramento das empresas. Scott Halford, autor de “Be a Shortcut” (“Seja um atalho”), em seu livro elaborou um guia sobre a arte do feedback. O livro tem cinco pontos fundamentais:

Crie segurança: Menos de 30% das pessoas põem em prática o feedback recebido. E o principal motivo da falha é o clima de desconforto. Por isso, aja de forma civilizada e amistosa. Sua avaliação será improdutiva se deixar a pessoa em situação desagradável ou humilhante diante dos colegas.

Seja positivo: Tente dar também feedbacks favoráveis. Uma avaliação positiva estimula os centros de recompensa do cérebro, tornando a pessoa mais aberta a novas direções. Já o feedback negativo, indicando a necessidade de ajustes, aciona os mecanismos defensivos. Por isso, sempre acrescente sugestões para superar o problema.

Seja imediato: O cérebro humano aprende melhor se apanhado no ato. Não deixe para dar um feedback meses depois, quando a pessoa nem se lembra direito do problema (treinadores de animais sabem bem disso: ou é na hora ou nunca). O feedback produtivo é aquele dado frequentemente.

Seja específico: As pessoas reagem melhor quando recebem orientações claras e diretas. Dizer, por exemplo, que “você deveria falar mais nas reuniões” é genérico demais e pode causar interpretações distorcidas. “Quero ouvir pelo menos uma opinião sua durante as reuniões, porque você é inteligente” funciona melhor.

Seja duro, não malvado: Quando alguém comete um erro e você é encarregado de dar o feedback, comece perguntando como ela vê a situação. E evite dizer o quão estúpido foi o erro.

Existe uma técnica muito comum para dar feedback conhecida como a técnica do "Sanduiche", existem algumas variações nela, mas no vídeo abaixo a Consultora do Uol exemplifica bem como fazer:



Na próxima semana: Como ser criativo?

2 comentários:

  1. I loved as much as you will rеceive carгiеԁ out гіght herе.
    The sketсh is tаsteful, уour аuthoгeԁ subjeсt matter stylіsh.
    nonetheless, yоu commanԁ get gоt an impatience oνer that you wish be deliνerіng the following.
    unwell unqueѕtіonably come further formеrly again as exactlу
    the same nearly a lot often іnside casе yοu ѕhіеld thiѕ hike.


    my ωebsite; Lloyd Irvin

    ResponderExcluir
  2. You сοuld ԁefinіtely see your skills wіthin
    the artiсle you wrіte. Thе sector hopеs foг mοге passiοnate writers ѕuсh аs you whο aren't afraid to say how they believe. Always follow your heart.

    my web page :: reputation management google

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!