Um currículo bem-feito não garante a sua vaga, mas pelo menos não elimina você da lista de candidatos na primeira etapa da seleção. Por isso, cuidado para não errar. Basta um pequeno deslize e as suas chances de passar para a fase da entrevista evaporam. Você tem pouquíssimos segundos para capturar (ou perder) a atenção. Mas o que as empresas levam em conta num currículo?
Um analista de rh pode ver mais de 200 currículos por dia, então a primeira coisa em que você deve pensar ao começar a escrever o seu currículo é isto: para quem eu estou escrevendo? O currículo como qualquer texto/propaganda deve pensar em quem vai ler. Seu currículo não precisa ter 5 páginas, nem o detalhe do detalhe de tudo que você já fez. Em termos de tamanho, um bom currículo tem de 1 a 2 páginas.
Conteúdo: seja objetivo, mas nem tanto. A pessoa que lê o seu currículo quer saber o que você já fez, mas não precisa explicar o óbvio. Quando mais complexas as experiências que você já teve, mais você deve explicar o que fazia, quanto mais simples a atividade, menos você precisa explicar. Exemplo: O recrutador sabe como é o dia a dia de um vendedor, telefonista, caixa... mas não sabe ao certo o que fazia um analista, coordenador, gerente, diretor etc.
Além disto, se o seu trabalho está ligado com a utilização de algum software, coloque isto no seu currículo (você ganha pontos e economiza minutos preciosos do recrutador).
Perfumaria: Mais do que a estética, o que conta em um currículo é a organização das informações. Uma organização eficaz é: dados pessoais, objetivo + perfil, formação e experiência (sempre em ordem cronológica decrescente - queremos saber o que você faz hoje antes de saber o que você fez no 1˚ emprego). Ainda sobre perfumaria, se você for da área de marketing/design você deve explorar este lado mais artístico no seu currículo, mas tome cuidado para priorizar a informação mais do que a estética, no caso destas áreas coloque no seu currículo o link para o seu portifólio online, é mais efetivo que preencher o currículo com gravuras, acredite em mim.
E o mais importante nunca minta em seu currículo. Mentiras de currículo são fáceis de identificar e você pode se queimar para sempre com a empresa e o recrutador (que amanhã ou depois poderá estar em outra empresa). É muito melhor pegar um currículo com pouca (ou nenhuma) experiência do que um com mentiras.
Puxa! São tantas as coisas que eu poderia falar sobre este universo que vou começar uma série sobre currículo e entrevista. Aguardem, na semana que vem tem mais: Os maiores pecados de um currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!