domingo, 22 de julho de 2012

O universo e seus recados.


Nos últimos dias o universo tem conversado um bocado comigo.
E sempre dando o mesmo recado. Daqui a pouco ele vai começar a gritar, hahahaha.
Você pode acreditar ou não, mas que acontece, acontece.
O termo exato para isso é Sincronicidade, que segundo a Wikipédia é um conceito desenvolvido por Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não relacionados com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa".
Em termos simples, sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão. A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão  que é expresso através de eventos ou relações significativos.
Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".
Explicações teóricas apresentadas, vamos aos fatos.
Na última quarta-feira um amigo veio falar comigo sobre um assunto X, logo depois perguntei para um grupo de amigos sobre esse assunto e por isso uma amiga veio falar comigo sobre o assunto dizendo que iria se encontrar com alguns amigos naquele dia exatamente para falar sobre aquele assunto e que a reunião seria na região da Av. Paulista, e adivinha onde eu estava trabalhando especialmente naquele dia? Na região da Av. Paulista. Depois disso ao chegar em casa, fui ler meu horóscopo e nele estava falando sobre o mesmo assunto!
Como se não bastasse, a minha mãe logo depois de me dar oi, veio falar sobre o assunto.
E como o universo talvez tenha percebido que eu ainda não tivesse me tocado, ontem fui reencontrar com o pessoal que estudou comigo no ensino fundamental e adivinha? Um deles é super envolvido no assunto! Ficamos um tempão falando sobre isso.

Ok universo, recado compreendido. Vou providenciar.


Para quem se interessar, encontrei algumas referências de física quântica bem interessantes:

"Alice no país do Quantum" , como sub-titulo "A física quântica ao alcance de todos" - Autor: Robert Gilmore - Editora: Jorge Zahar Editor.
 "O Ponto de Mutação" e "O Tao da Física" - Ambos do autor: Fritjot Capra

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa pra saber do assunto!!!!

    ResponderExcluir
  2. O universo me mandou seguir meu sonho! é que o objetivo não era dizer o que, mas exemplificar a sincronicidade :)

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!