quarta-feira, 20 de março de 2013

"O Homem é aquilo em que acredita"


Frase do Russo Anton Tchecov, mas há citações de Gandhy com palavras similares, e onde quero chegar com essa conversa? Não, não quero aqui voltar a polêmica do "segredo". Essa frase eu vi pela primeira vez no livro "Cestas Sagradas" do técnico multicampeão no Basquete Norte Americano Phil Jackson (apesar de falar de Basquete é um livro no qual eu recomendo a todos) e depois em livros sobre a PNL (Programação Neurolinguística) e essa frase fez muito sentido na minha vida, pois foi no momento em que estava decidindo o que cursar na faculdade e ela me ajudou muito e tenho costume de repeti-la sempre que julgo necessário.

Então o tema para hoje seria esse poder que temos nas mãos e muitas vezes não usamos, o poder das palavras e recomendo o texto que me inspirou a escrever sobre isso de Elisabete Miranda no blog das mulheres empreendedoras da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Um resumo que faço desse excelente texto é para tornar algo que você realmente queira em um hábito e não em uma obrigação, por exemplo no tripé da qualidade de vida, alimentação, prática de atividade física e descanso. Se correr de manhã as 7 horas for uma obrigação, você lutará contra isso todos os dias, pois faz parte da natureza humana. Agora se virar um hábito você não conseguirá ficar sem nem um dia. Torne a alimentação saudável um hábito e diga "eu como isso e aquilo e não como gordura" ao invés de "eu não posso comer gordura" como sugere Elisabete em seu texto. Se mantenha no controle da sua vida, se não o tal "efeito sanfona" sempre vai existir em sua vida, pois não fomos feitos para perder e se eu não posso algo, eu vou lutar para poder e a celebre frase vira a tona "só hoje, afinal eu mereço" e pronto tudo vai por água abaixo. Para isso é de extrema importância saber o que quer e por que quer. 

Não pensem que estou aqui me gabando de ser o senhor perfeição e o chato que vai aos churrascos e fica só no frango e suco, talvez de maneira egoísta, escrevo sobre minhas deficiências, sou eu que necessito tornar as coisas um hábito e usar a palavra a meu favor. Não é fácil e uma das coisas que aprendi é que dizer que sou capaz ou dizer que não sou capaz em ambos os casos eu estou certo, só preciso escolher uma delas, por isso tenho convicção que o homem é aquilo em que acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!