quarta-feira, 27 de março de 2013

O mito - Ayrton Senna



Ayrton Senna da Silva completaria 50 anos semana passada no dia 21 de março e isso seria inesquecível de qualquer forma, no entanto para mim é sempre mais especial, por que traz ótimas memórias da infância, pois era o dia marcado para o meu nascimento também, mas acabei nascendo uma semana antes e desde criança acompanhando Ayrton aos domingos pela televisão sempre lembrava disso e na imaginação criativa de uma criança, eu pensava "e se eu tivesse nascido no mesmo dia que ele", era um misto de querer ser como ele ou de ter algo parecido, na verdade era uma bobagem de criança, que carrego até hoje, não com a expectativa  que isso mudaria alguma coisa, mas a lembrança de uma época fantástica da minha infância.

Nunca gostei desse negócio de autografo e tietagem exacerbada, mas ele era o único que eu pensava “se encontrar eu farei de tudo para tirar uma foto e pedir um autografo”, nunca aconteceu e hoje não tenho um ídolo que me gere esse pensamento, embora tenha excelentes esportistas que admiro como Michael Jordan, Guga, Roger Federer, Rogério Ceni, Oscar Shimidt , mas nenhum deles se aproximou da genialidade de Ayrton Senna.

Devo ter assistido a todos os filmes e documentários e lidos todos os livros a respeito dele. E o engraçado é que no fim de cada um fica o sentimento de que ficou faltando alguma coisa. Meus momentos preferidos que na minha visão precisam constar são:
  •  A volta perfeita em donington park, de quinto para primeiro, na chuva e Galvão Bueno (com todos os defeitos), nesse caso narrando brilhantemente “É Senna no molhado voando”
  • A ultrapassagem em Damon Hill em Interlagos.
  • A vitória em Interlagos só com a sexta marcha. 
  • O  recorde de pole positions.
  • As vitórias em Mônaco, sem falar na vitória certa no principado debaixo de chuva, Senna com a Lotus iria ultrapassar Prost quando resolveram acabar com a corrida.
  • As brigas com Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansel e tantos outros excepcionais pilotos.
Volta Perfeita em Donington Park - 1993


E outros terão outras lembranças. A verdade é que a vida dele nunca vai caber em um livro ou filme, muito menos em um documentário. Eu ja estou achando que falta um milhão de coisas nesse modesto post.

Alguns diziam que ele não era esse santo que pregam e realmente a batida em Alain Prost em 1990 tirando o Francês da corrida e assegurando seu segundo titulo mostra bem isso, embora tenha sido o troco de um ano antes quando o francês fez a mesma coisa, mas por outro lado ele estacionou sua mcLaren para ajudar um piloto que havia se acidentado e pediu inúmeras vezes para cancelarem  a fatídica corrida de imola, quando já havia tido uma morte e um grave acidente. 

Nesse breve documentário (http://www.facebook.com/photo.php?v=10151122513091286) que mostra só um pouco do que foi o grande Senna, ele fala sobre a batida e nos da uma lição de espírito vitorioso, simplesmente ele nasceu para ser o primeiro e para isso você precisa assumir riscos senão será o terceiro ou quinto e ele nunca quis isso.

Um comentário:

  1. A cena em que ele pára para ajudar o outro piloto acidentado é memorável!
    Fato de que Senna realmente foi um ser de luz!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!