Passando rapidinho para falar sobre um tema que não domino.
Na última semana, reacendeu-se (com o perdão do trocadilho) a discussão sobre a legalização da maconha no Brasil.
O conhecimento que tenho sobre a droga não vai além das palestras que já assisti, das entrevistas que fiz por aí e das orientações que ouvi na escola.
O fato é que muita gente confunde tudo e se assusta quando ouve um ex-presidente defendendo a legalização da maconha.
Não se trata de liberar geral e o Brasil virar uma Amsterdã, com bares e padarias vendendo cigarros ou brigadeiros de THC a torto e direito.
Trata-se de não considerar o usuário um criminoso, tal como consideramos o traficante, por exemplo.
A pergunta é: estamos maduros e instruídos o suficiente para aceitarmos que alguém acenda um baseado ao seu lado, sem o menor pudor?
Já pararam para imaginar como os maconheiros assumidos seriam estigmatizados?
Não quero ficar em cima do muro, mas acho que não estamos preparado para isso. Que o diga os manifestantes que tentaram apenas defender seu ponto de vista nas ruas e levaram borrachada da Polícia Militar.
Entretanto, concordo com o que diz Fernando Henrique. É preciso quebrar paradigmas e preconceitos para iniciarmos um debate sobre o tema.
Finalmente, quando as pessoas começam a se conscientizar sobre o cigarro, eles vem com esse papo de maconha.O cigarro não deve estar gerando tanto imposto assim...Conversa desnecessária!
ResponderExcluirJusto!
ResponderExcluirGera, sim dor de cabeça, saco cheio e um monte de gente querendo fumar.
ResponderExcluirAcho importante debater a respeito. Mas eu mesma não suportaria (assim como não suporto cigarro) do meu lado.
ResponderExcluirPesoalmente, acho que usuário de drogas precisa de clínica de tratamento e não de cadeia.