segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Injusto


" Quando eu morrer ... se pusessem uma lápide no lugar onde ficarei, poderia dizer algo assim:
'Aqui jaz, indignado, fulano de tal'
Indignado, claro, por duas razões: a primeira por não estar vivo, o que é um motivo bastante forte para indignar-se; e a segunda, mais séria, indignado por ter entrado em um mundo injusto e ter saído de um mundo injusto ...

Injusto: falta de justiça ou contrário dela

Injusto pode ser acordar cedo em dia de chuva forte, pegar ônibus lotado sem que ninguém te ajude a, pelo menos, segurar a sua bolsa.
Injusto também pode ser as pessoas que não usam fone de ouvido, e teimam a achar que as pessoas ao seu redor tem o mesmo mau gosto musical. O trem lotado com pessoas estúpidas, fedidas e quem não respeitam o assento preferencial. E nem vou comentar a respeito de deixar livre o lado esquerdo da escada rolante.

Injusto pode ser o seu salário, aonde você trabalha, com o que você está trabalhando. Injusto pode ser você não ter condições de pagar R$ 30,00 para ver a banda que te leva a loucura quando toca no radinho.

Injusto é as pessoas que mais te entendem morar longe, a sua internet não ser da melhor qualidade. Nunca ter tido amor correspondido.

Quando você está depilada, com unha feita, calcinha e sutiã novo ninguém aparece para aquele ... agora quando tudo esta na calamidade, lá vem eles. Injusto

E o horário eleitoral? Não é uma injustiça ver que não temos debates de idéias e sim somente palhaçada?

Fato:
Na minha próxima vida, quero ser um gato. Dormir 20 horas por dia e esperar ser alimentado. Sentar por aí lambendo meu cu. Os humanos são desgraçados demais, irados demais, obcecados demais [Bukowski]

A minha injustiça é diferente da sua

... Mas temos de continuar, de continuar andando, temos que continuar "
[José Saramago]

Esse trecho foi apresentado na homenagem feita pela editora Companhia das Letras a Saramago, onde foi lido vários capítulos de vários livros dele, e apresentado vários trechos do documentário sobre sua vida com previsão de estréia em novembro. Participação rápida, mas especial nesse evento: Chico Buarque. Injusto?

3 comentários:

  1. participação rapida mais especial. mais do q justo! estas coisas q nos fazem felizes e q fazem ver q a vida nem é tão injusta assim.. =)
    bjs querida! boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito justo vir aqui e deixar meu comentário só pra dizer o quão incrível é esse texto.
    Tantas injustiças pequenas que acontecem no nosso dia-a-dia sem a gente nem perceber que devemos estar mesmo acostumados a sermos pessoas da forma exata que Bukowski descreveu nessa frase.

    ResponderExcluir
  3. Injusto foi te conhecer tão tarde, dá licença?

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!