terça-feira, 26 de outubro de 2010

Plástica, Photoshop e bom senso


Nada contra mulheres que são vaidosas e que gostam de se cuidar.
Tampouco acerca de mulheres que, não satisfeitas com suas atuais formas, optam por intervenções cirúrgicas, próteses, lipoaspiração/escultura/etc etc etc que eu ainda não sei os nomes.
O perigo está em perpetuar um modelo de busca pela beleza pouco saudável e pouco perene. Alimentação bacana e alguma atividade física com regularidade são e sempre serão a melhor maneira de se manter em forma, seja física ou psicologicamente.
Ok, até aqui nenhuma novidade.
O que me fez escrever esse post foram as fotos recém-publicadas da ex-estudante (sim, ela trancou a matrícula) universitária Geisy Arruda, que há algumas semanas participou de um reality show.


A quantidade de tratamento que as fotos receberam é absurda e foge ao bom senso. As imagens que pude ver mostram uma pele com a textura que até Michelle Obama gostaria de ter.
Não é de hoje que vejo uma tremenda falta de bom senso na hora de usarem o famoso Photoshop na hora de tratar imagens.
Já usei e ainda uso a ferramenta para corrigir imagens, mas jamais para tentar produzir uma falsa realidade. Considero perfeitamente aceitável corrigir luz, nitidez, balanço e tons de cinza em uma foto, por exemplo. Até eliminar olheiras de uma noite mal dormida eu poderia tolerar.
Mas tirar rugas, manchas de pele, afinar cintura e tirar "papinha" é enganar o leitor. Isso fere o propósito da fotografia, que é retratar (por isso o nome retrato) a realidade.
Geisy Arruda tem todo o direito de mostrar suas formas - sejam lá quais forem - e faturar sua grana. E nem tem culpa pela quantidade de edição pela qual suas fotos passaram.


Estou usando as fotos de Geisy Arruda meramente como exemplo por ser a mais nova celebridade instantânea a posar nua. Mas esse é um fenômeno que se repete com muita frequência.
Só pra finalizar, não a vejo como uma "oportunista", como muitos julgam. Apenas soube aproveitar bem a atenção que a midia lhe deu, e que ela, até prova em contrário, não pediu para ter.

8 comentários:

  1. Verdade, é triste você ver uma senhora de 50 anos com corpinho de 30. Tira a beleza da vida...eu acho!

    ResponderExcluir
  2. Beleza da vida: gostei desse termo.

    Imaginar que agora não se vê o quanto é belo ver uma mulher de cabelos brancos, cheios de experiências de vida.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post! falou tudo...
    entõ pra que convidar uma pessoa posar nua se todo seu corpo será modificado, né? rs..
    vai entender. =P

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Rê, era mais facil criar a mulher perfeita no photoshop, com o olho que quisessem, a bunda, os seios... pronto e nem pagava cache!

    Essa infelezmente é uma realidade do nosso mundo, as pessoas gostam por que para eles é mais agradável este tipo de realidade inventada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite a todos(a)!

    Gostei do post.....foi perfeito!

    Eu já não comento mais se ela tem culpa ou não tem sobre o que aconteceu com ela na faculdade....porque não leva a nada.

    Eu trabalho no ramo de moda praia e fitness e tenho algum conhecimento de photoshop....procuro tentar aprender o uso dessa ferramenta tão poderosa.

    As mulheres que sai na revista parecem cada vez mais fotos de bonecas como Barbie ou polly que as minha sobrinhas bricam.

    Pele Perfeita, bunda perfeita sem uma marquinha muito menos uma celulite....

    Cheguei na mesma comclusão que autora....parabéns pelo post...feliz natal e prospero ano novo para todos.....

    ResponderExcluir
  7. essa gaja ten bom corpo

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!