sábado, 6 de novembro de 2010

Mentira!


"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente"
Fernando Pessoa

E o que é a vida senão um grande teatro?

Lembrei hoje de quando fui convidada a invadir a aula de inglês de meu então namorado uns anos atrás.

Estavam vendo um trecho do filme "Closer", que na época eu já tinha visto e não tinha entendido!
Entre as idas e vindas dos personagens, surge a discussão acerca da mentira. Será possível viver sem mentira?

Respondi que não!
Fez-se o silêncio!
E eu senti um certo desconforto!
Olha que engraçado! Eu estava falando a verdade - a minha verdade - e me senti constrangida, com medo que as pessoas fossem me achar uma mentirosa compulsiva!
Talvez tivesse sido muito mais confortável e aparentasse mais nobre dizer: "Claro que é possível, a verdade é fundamental!" - E daí então eu seria tida como a senhora perfeita! Ou não!
Será que por dentro não estariam todos pensando "mas olha que hipócrita!"?

A etiqueta, o viver em sociedade, os costumes, as tradições, os padrões pré estabelecidos... essas e outras coisas me fazem pensar que o homem complica tudo!

Por que uma mulher fica louca da vida quando o namorado diz "pô, você tá meio gorinha!"
Mas se tá gordinha mesmo!
Caramba!
Das duas uma: ou não ligue ou vá cuidar da pança!
Eu tinha uma amiga gordinha que dizia que não perdia em nada pras magrelas! E era a mais pura verdade! Pegava quem ela queria! E largava quando queria também!

Por que no trabalho você tem que vestir uma carapuça e bancar a séria? Porque crê-se que as pessoas com senso de humor são irresponsáveis. Porque se elas levam a vida numa boa e não complicam as coisas, significa que elas não vão levar as coisas do trabalho a sério! Porque, ainda que seja uma piada inteligente, é uma piada e, no ambiente de trabalho, isto é crime inafiançável! Então, crianças, prestem atenção: quando a piada vier, engula! Nunca faça piada em ambiente de trabalho se não quiser ficar estereotipado! Seus amigos estão da porta pra fora! Ah, e não é só porque ele não riu da sua piada que ele não é seu amigo, tá?

Posso passar a noite citando situações em que uma mentira ou um teatrinhofazem toda a diferença e tenho certeza de que sem fazer muita força cada um vai lembrar de uma situação!
Quem é que nunca falou pra mãe que ia pra um lugar e foi pra outro e anos depois revelou à mãe, no meu caso, que não tinha ido ao Ibirapuera coisa nenhuma, e sim, ao Pico do Jaraguá. Mesmo depois de quatro anos, minha mãe ainda sente arrepios!

Não defendo a mentira, obviamente não é o mais belo nem o mais nobre dos caminhos.
Aliás, o verdadeiro, ainda que não seja em todas as situações o mais belo, é o que é, é o que se tem.
Infelizmente este aglomerado de exemplares humanos que costumamos chamar de sociedade ainda não está preparado para lidar com a realidade em si
Traça então, padrões ideais e esconde-se atrás deles. E esconde tudo o que deles difere.


E finge... e vive uma vida inteira fingindo ser feliz para sempre!

Eu sou humana! Já menti, já falei a verdade, já acertei e errei nas mesmas proporções. Eu também tenho medo. Mas muito mais das mentiras do que das verdades.

Você pode mudar as verdades mas as verdades também podem te mudar!

Então, lá vai a dica da nerd! Antes de levantar uma bandeira, antes de abrir a boca, antes de responder, pare, respire e faça como David after the dentist. Pergunte-se a si mesmo: "Is this real life?"


Se você não sabe do que estou falando, veja rapidinho aqui. Se já sacou, vale relembrar!

E como o Sete Diferenças é espaço aberto pra o que der na telha, vou lembrar os Mutantes e encerrar cantando!

"Mas louco é quem me diz! Eu sou feliz!"
PS: Fui pro chuveiro... Lariiii!!!

5 comentários:

  1. A mentira tem sua função, digamos, sociológica.
    Basta lembrar do engraçadísimo "O Mentiroso", com Jim Carrey, para perceber os estragos que uma vida sem mentiras pode provocar...

    ResponderExcluir
  2. anda filósofa, ein?
    texto muito bacana..
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que 40% da nossa vida passamos mentindo.

    Não adianta: tem muita coisa que precisamos não admitar. Não podemos entregar de cara

    ResponderExcluir
  4. A Rita não conta! Ela é de Plutão!
    Vixe! Plutão não é mais planeta!
    Ela vem de um planeta de mentira!!!
    hahahahahaha

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!