terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por que não fizeram isso antes?


A nova sensação do momento para a imprensa é a ofensiva das forças de segurança do Rio de Janeiro.
Afinal de contas, é fácil saber que tanques de guerra subindo a favela recheados de homens do Bope (alçados à condição de heróis principalmente depois dos filmes de José Padilha) são um prato cheio para garantir uma boa audiência ou arrebentar de vendas nas bancas.
Até aí nenhuma novidade. Era de se esperar que fosse assim, já que um dos conceitos de notícia é o que é novo, inusitado.
Difícil é tentar entender como essa operação pode ser considerada nova ou inusitada. Não é esse o papel da polícia? Previnir e combater o crime?
Como pode um país que defende o clichê do tal Estado Democrático de Direito demorar tanto tempo para agir diante de um problema que existe há décadas? Só para lembrar, a história do filme "Cidade de Deus" se passa nos anos 70 e retrata o domínio do tráfico sobre a comunidade.
Acho louvável a operação que está sendo feita na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. Entretanto, não entendo por que não fizeram isso antes.
Por que esperaram pelos atos de terrorismo dos bandidos? O Estado só mostrou a cara depois que os marginais espalharam uma onda de terror pela cidade, ateando fogo em tudo o que viam pela frente e organizando arrastões aqui e acolá.
No Brasil, parece que prevalece a história de só fechar a porta depois que o ladrão já entrou em casa. O Estado, que é extremamente proativo na hora de cobrar impostos, mostra-se cada vez mais reativo quando o assunto é a segurança pública.

3 comentários:

  1. Estava comentando exatamente isso... por que só agora?
    Por que o estado não havia sido posicionado se estes lugares já estavam fora do controle faz tempo? Se naqueles territórios quem mandava é o crime.
    Acho que não fizeram mais que a obrigação e o pior, fizeram tarde.

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc e atb pensei a mesma coisa... só agora? meio tarde, né? espero q seja "antes tarde do q nunca" rs...

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!