domingo, 23 de janeiro de 2011

Felicidade



Sou cheia de teorias, e uma das que defendo fervorosamente é a da Felicidade.
Por que é que as pessoas vivem dizendo que estão felizes e nunca que são felizes?
Por que é que o ser humano teima em colocar a responsabilidade sobre a sua felicidade em coisas externas?
Por que não assumem as rédeas da própria vida?
Dá pra SER feliz e não é preciso muito. Enquanto a sua felicidade for dependente (eu sou feliz se... tiver um emprego, se tiver um amor, se tiver saúde, se, se, se...) vai ser sempre um estado e nunca algo permanente.
Eu sou feliz, e tenho mil problemas, acreditem. Mas apesar dos problemas levo a vida de maneira muito leve, a vida não é nem deve ser encarada como um peso.
Sei que pode soar idealista, e até é, mas que sabe no futuro não deixa de ser ideal, para se tornar real.

Para pensar.

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." (Carlos Drummond de Andrade)

5 comentários:

  1. Felicidade e infelicidade são duas faces de uma mesma moeda! Um não existe se não houver o outro. Portanto eu sou da opinião do "estar"... Porque se você "for", simplesmente é trivial e perde o valor!

    ResponderExcluir
  2. A infelicidade é estar infeliz ou ser infeliz??? E porque a felicidade seria o contrário???

    ResponderExcluir
  3. Somos pródigos da vida e essa condição me faz feliz por essência! Graças a Deus que tenho problemas pra resolver; ainda bem que tenho má saúde pra tratar; que bom que tenho uma rotina profissional pra lamentar; que bom que tenho relações sociais pra se queixar...e por aí vai!

    ResponderExcluir
  4. Nao acho que perde o valor... Para ser estado, temos a alegria, a tristeza...

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras de Dr. House: "o ser humano é 'miserable'"
    Mas isso não me faz mais ou menos feliz!
    Tento ser idiferente com relação ao que não importa e valorizar mais as coisas que me deixam feliz!
    Talvez este seja o meu jeito de "ser feliz"
    No fim das contas, não tenho do que relcamar!

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!