sábado, 15 de janeiro de 2011

O tipo homem


O pessoal que curte filosofia acha errado esse lance de resumir, simplificar e traduzir pro resto da galera o que o cara quis dizer. Dizem que perde-se muito do pensamento que o filósofo propõe.
Eu penso que é melhor um pouco do que nada.
Muita gente não lê filosofia, não pesquisa e não mergulha nessa viagem maravilhosa porque é chato.
E é. Pensar cansa.
E o tipo homem é preguiçoooooso!
É natural desejar o que é simples.

Um dia desses comprei uma revista que só falava de Nietzsche. Descobri que ele é tido como o mais "popular" filósofo entre os não familiarizados com a filosofia. Eu não sabia disso. Quando comecei a me interessar por sua obra, pensei "uau, descobri 'o cara'!"

Frases como "aquilo que não mata, fortalece-me" e "Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar" entre muitas outras são campeãs de postagens nas redes socias. Pode procurar entre os seus amigos! Vai ter sempre alguém citando!

Muitos anos atrás, Nietzche me fez descobrir que eu não era uma aberração. E me fez questionar certos praches sociais.

Sexta-feira à noite, ao passar em frente a alguma balada, por exemplo, eu me pergunto por que as pessoas usm suas melhores roupas num lugar escuro, que nunguém as vai enxergar, em que elas vão transpirar?
OK, a maioria ali está procurando alguém... mas por que ali?
É um padrão social sair pra balada pra buscar alguém.
É um padrão social esperar que o cara ligue!
É um padrão social seguir os passos para construir um relacionamento!
E qualquer coisa que rompa com esses padrões sociais é tida cmo aberração.

Quando diz-se que o ser humano anda em grupos, é verdade. E os grupos caminham para uma padronização de pensamentos e atitudes que é lamentável.
Pois se tivéssemos olhos e ouvidos abertos para tudo o que é distinto, não teríamos padrões e aqueles que pensam diferente não se sentiriam infelizes por não caber no grupo.

E quem aqui, em algum momento não se sentiu totalmente "out"?

4 comentários:

  1. "Os homens, quando em grupo, se comportam como asnos", já dizia S. Freud!! Eu concordo!!

    ResponderExcluir
  2. Dependendo do asno, bota o homem no bolso!

    ResponderExcluir
  3. A padronização é necessária para o homem, pois ele não sabe sobre a sua origem e nem sobre o seu fim, então tudo é caos, o padrão gera segurança e qualquer mudança é considerada um erro na Matrix :P e quem provocou-o deve ser confinado, segundo Foucault, em 3 possíveis lugares: manicômio, presídio ou escola ;P
    Por mais que essa sensação de querermos ser diferente dos outros grite dentro da gente, sistematizar o mundo é uma das primeiras coisas que o animal homem aprende nos seus primórdios anos de humanização!
    :D

    ResponderExcluir
  4. Sim, existe um caminho de padronização em grupos. Mas as pessoas tb agem fora do grupo. Alías, ela vive mais fora do que dentro do grupo. Logo, ela pode ser ela mesma que um asno hahahah. :P

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!