terça-feira, 22 de março de 2011

Bullying


Na semana passada um vídeo se transformou em mais “viral” da internet.

Nele, um garoto, aparentemente vítima de bullying – nome chique que psicólogos e pedagogos importaram para falar de assédio moral entre crianças e adolescentes -, revidou e literalmente jogou no chão seu agressor, numa cena que seria cômica se não fosse trágica.

As imagens renderam a Casey Heynes o apelido de Zangief Kid, em referência ao personagem do jogo Street Fighter que aplicava um golpe parecido em seus adversários.



Milhares de pessoas do mundo todo assistiram e comentaram o vídeo, além de enviar mensagens de apoio ao estudante, que se cansou após três anos sofrendo com humilhações dos amigos pelo simples fato de estar acima do peso.

O assunto virou matéria em um programa de televisão, que encontrou o estudante e ouviu sua história. É um pouco longo, mas vale a pena assistir.

A reportagem mostra que o buraco era bem mais embaixo e que Casey Heynes chegou a pensar em suicídio.



Diante de uma situação como essas, vejo como hipocrisia pura quem vem falar que ele agiu mal, que violência gera violência e blá blá blá.

A pergunta que eu faço é: E se fosse seu filho? Você diria para ele não revidar quando levar um soco na cara ou for colado com fita adesiva em um poste (isso também aconteceu com ele, como mostra a reportagem)?

ps: tinha preparado um post bem mais elaborado, mas o Blogger deu pau e apagou tudo. Aí não tive coragem de fazer tudo de novo e ficou mais reduzido.

ps2: Ano passado, fiz uma reportagem sobre o tema, pela Folha de Alphaville, e ouvi uma especialista. Quem quiser ler, vai lá: http://www.folhadealphaville.com.br/artigo/?id=10712

4 comentários:

  1. ótimo post! tema interessantissimo!! não vi os videos, vou ver em casa.. =)
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ahh o video foi removido, mas cheguei a ver num programad e TV que me esqueci ql era... na escola tbm me zoavam muito, acho que pelo conjunto da obra, umapena essa palavra não existir naquela época... tsc tsc - Grande gordito!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb era zuada na escola! As pessoas só se aproximavam de mim nos dias de prova!
    Depois que parei de passar cola, nem isso!
    Mas eu sou muito melhor que essas pessoinhas de merda que me zuavam!
    So queria ter tido a coragem e a oportunidade do pirralho de revidar! No meu caso era muito mais assedio moral e psicologico do que fisico, mas ninguem nunca encostou a mãoem mim

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!