segunda-feira, 28 de março de 2011

A importância de saber a constante de Coulomb


Você sabe qual é a importância da constante de Coulomb? Não? Ok, a 4 anos estou tentando achar essa importância.


Sou estudante universitaria. Enrolada, frustrada, toda enrolada, mas com esperanças de ser engenheira civil.


Daí você me fala: "Nossa, que coragem!", "Nossa, deve ser muito difícil. Vários cálculos", "Nossa, como você é inteligente" ... Eu não sou inteligente. Me considero esforçada em dois aspectos: ser esforçada e paciente.



O esforço é um fato que, na minha opinião, tem que se existir para qualquer objetivo que você deseja. Desde se manter vivo e saudável até conseguir tirar uma boa nota em uma prova de Calculo II. A paciência também, mas isso é para poucos.



Hoje de manhã aconteceu um fato que de certo modo foi marcante.



Em uma aula de Física II o meu professor estava desenvolvendo um exercício onde continha módulos de campo, campo elétrico, Lei de Coulomb, e ... Era 9h40 da manhã e eu estava com um sono danado. A noite anterior foi de pensamentos toscos do que sonho agradável.



Em um certo momento ele se vira para a minha pessoa e pergunta: qual o valor da constante de Coulomb? Pensei, pensei, pensei ... e claro que não me lembrei.




Charles Augustin de Coulomb - Francês, responsavel pela publicação da constante


Nem da resposta e nem da página onde havia a resposta.



Fisica II faz parte das matérias que eu não consigo passar. Não é por falta de esforço. Simplesmente empacou.



Como o professor já me conhece a 4 anos, logo já me olhou com aquela cara: "Como assim você não sabe nem aonde esta a resposta? COMO?" Simples: não sabendo. Imagine a minha cara quando ele pede para imaginar uma constante dessas



Mudando de matéria: inglês. Eu também tinha pavor em aprender o verbo to be. Só que dai uma coisa me estimulou (demorou, mas aconteceu):A forma que eu estou aprendendo: em um banquinho, ao ar livre na USP



E aonde a minha pessoa quer chegar nesse "bla bla bla" todo: ao desabafo da minha revolta e ao apelo da reforma na forma de se "dar aula". Será que isso é possível?

4 comentários:

  1. Não, eu não abandonei o blog. Mas a "segundas-feiras" que eu preciso estudar a constante de Coulomb.
    Amor!

    ResponderExcluir
  2. certeza que a forma de estudar q está te estimulando no inglês.. q bom! =)
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. É apavorante pensar que os números estão em tudo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila, gostei desse teu post , mas quando eu achei que vc ia concluir a historia da aula vc mudou o assunto pro Inglês.Quando puder, aprofunda mais os temas que vc desenvolve na faculdade,especialmente lei de Coulomb,que tbm ta me matando rsrs:-]

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!