sábado, 19 de março de 2011

Pede que eu não dou!


Antigamente havia um grupo de palhacinhos vendendo cartões postais e diziam fazer parte dos Doutores da Alegria.
Praticamente todos os dias subia um palhacinho no ônibus, fazia o mesmo discurso de sempre e apresentava os cartões. E eu os comprava, acreditando que eu era uma pessoa boa e que estava contribuindo para um projeto nobre!!!
Depois descobri que eles não eram parte dos Doutores da Alegria e que o projeto todo consistia em comercialização de cartões... nada mais.
Uma vez fui abordada na rua por uma mulher que me pedia "qualquer ajuda" e eu, vasculhando minha bolsa pra achar algum dinheiro. E achei: 25 centavos. Quado ergui a moeda, disse "É tudo o que eu tenho", a infeliz olhou pra mim da cabeça até o pé, bufou e pegou a moeda com ar de desprezo. NÃO AGRADECEU e saiu andando furiosa.
Espera aí? Não era qualquer ajuda?
Um outro jovem ficava sentado na escada da farmácia. Toda vez que eu entrava, ele pedia uma fralda. Eu comprava e trazia. Não por nada mas uma fralda custa R$5,00 ou mais. Da outra vez ele pediu leite em pó. Não por nada, mas leite em pó não é barato.
Da outra vez ele pediu fralda e leite! Pô... eu to dando mais de R$10,00 de esmola!
Espera aí! Eu trabalho pra ganhar 10 pilas. Engulo vários sapos e esse cara tá levando meus 10 contos em menos de 5 minutos e por que? Porque ele é pobrezinho? Porque ele não tem condições? Se ele catar latinhas e vender pro ferro velho ele consegue comprar as fraldas e eu sei disso porque meu pai já teve um ferro velho!
Outro dia estávamos almoçando num boteco perto da Barão de Limeira e tinha um figura que "guardava" os carros de quem estacionava, "limpava" os vidros dos que paravam no semáforo (e ainda se dava o luxo de ficar bravo se não deixassem ele limpar o pano dele no vidro do carro!) e como se não bastasse, passou ua mulher fumando e ele serrou o cigarro dela!
É O CÚMULO DA CARA-DE-PAU!
Ontem, enquanto eu ia pra feira, um rapaz jovem, deitado na porta de uma residência, ao ver que eu me aproximava, esticou o pração e disse "Ei moça, me dá um dinheiro pra tomar um café" Ele não se deu o trabalho de olhar na minha cara!
Tomar um café???? Tomar um café??? Antigamente até o texto era mais convincente do tipo "estou com fome".
Agora, me fala por que este vagabundo, preguiçoso não se oferece pra carregar as sacolas das senhoras que vão à feira em troco de um real que seja?
Por que este vagabundo, preguiçoso não vai lavar a calçada da velhinha aposentada sobre a qual ele está deitado?
Porque dá muito trabalho!
Não quero generalizar, mas pedir por pedir... desculpa, não ofenda meus cabelos, brancos! Hoje eu já não faço nada pra ir pro céu! Eu quero ver é a contrapartida!
Quer dinheiro? Pode começar a se coçar! E muito porque o meu um real vale bastante pra mim!
Eu usei fralda de pano e tomei leite de saquinho. Minha mãe estava desempregada e nem por isso foi pedir! Foi vender cachorro-quente!
Hoje eu pago sim, R$20,00 de estacionamento pra não deixar com o flanelinha.
Daí eu olho pro outro lado e noto que, diariamente tem um senhor de bem uns 80 anos que fica sentado sempre no mesmo lugar na Rua das Palmeiras. Ele vende raspadinhas, cigarros, canetas e Zona Azul.
Não pede nada pra ninguém e tem mania de cutucar o nariz. Ele está sempre limpinho (inclusive o nariz) e eu acho que ele é aposentado e só faz isso pra não ficar ocioso. Tenho maior vontade de perguntar algo da vida dele mas ele tem cara de ranzinza!
Então, olhando pra estes exemplos de vida eu tirei minhas conclusões.
Não recrimino quem dê esmolas... cada um sabe o que faz e não vou teorizar mais em cima disso tudo pra não criar MAIS polêmica. Mas o meu dinheiro é meu!

4 comentários:

  1. já aconteceu isso comigo, de reclamarem o valor q eu dei..e hehe.. péssimo..
    hj em dia não dou nada e só compro algo qdoe stopu realmente afim..
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não estarei mais afim! Nunca mais!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!

    Hoje fui agredida de graça por uma moradora de rua. Eu estava colocando as compras do mercado no carro e ela do nada me bateu com a blusa dela. Virei pra ela e disse: Eu não encostei em você, então você não encosta em mim. E ela começou a gritar: Encostou sim! E saiu jogando umas garrafas de vidro que estavam no chão no meio da rua. Gente doente, precisa é de tratamento, mas vai perguntar se quer ser tratado? Não quer, são mais "livres" nas ruas.
    Tenha dó.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. tá mais do que certa!
    eu não dou dinheiro pra ninguém. ajudar é uma coisa, sustentar galere é outra BEM diferente.

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!