sábado, 2 de abril de 2011

O Estrelismo Humano


Todo mundo. Eu disse, cada um de nós, em algum momento da vida, teve algum tipo de ataque de estrelismo.
Isso normalmente acontece quando você acha que tem razão e quer se auto-firmar ou atingir algum objetivo.
Pode observar a movimentação das tribos adolescentes. As meninas falam alto, mexem no cabelo e empostam a voz, contando fatos coidianos como se fossem a coisa mais interessante do mundo... como se estivessem num palco. Os meninos, dependendo do grau de babaquice, colocam qualquer tipo de música testosterônica ruim para tocar em seu celular roubado sem fone e conversam com os amigos num tom mais alto que o do celular para atrair a fêmea.
É claaaaaaaaaaaaaaaro que todos estão olhando! O que eles não percebem é que não é bonito. Mas compreensível. É a idade.
Depois de uma certa idade, esse tipo de comportamento já não é mais aceitável, mas alguns seres humanos não evoluem e buscam, a todo momento, a oportunidade de ter os holofotes voltados para si, seja tendo comportamentos inconvenientes com o pretexto de ser um cara engraçado, ou seja usando dificuldades e defeitos alheios como degraus para sua ascenção pessoal. Nasce então a casta dos cretinos, políticos, so stressadinhos arrogante e o indefinível peito de pomba!
Cretinos e políticos nem precisa descrever, né?
Há os cretinos de nascença ou por opção, e há os políticos por profissão e os políticos por cretinice!
O stressadinho é o ser que quer dar escândalo pra tudo! Gritar, soltar os cachorros, aparecer... Uma vertente mais sofisticada do stressadinho é o stressadinho arrogante.
A arrogância sozinha é uma cretinice ligeiramente sofisticada, quando silenciosa.
quando ela baixa num tipo stressadinho isso é sinônimo de barraco!
Agora, o peito de pomba...
O peito de pomba joga um papel de bala no lixo como se fosse a mais nobre das atitudes, mas antes profere um longo e caloroso discurso sobre o quão absurdo é as pessoas não verem, não perceberem, se distraírem e deixarem que o papel caia ao lado da lixeira. Após os aplausos ele se retira, faz um dossiê, escreve um livro e se promove em toda a mídia!
O peito de pomba é o ser mais perigoso no meio organizacional. Seusobjetivos são claros e ele usa cabeças como degraus. Articula bem e seus discursos são tão convincentes quanto os de Hitler. Ele não dá réplica! Quando você vai falar ele joga duas, três, quatro frases em cima, até que você cansa e deixa. Então ele é aplaudido novamente!
O peito de pomba é o adolescente que aprendeu a usar o estrelismo de maneira "correta".

3 comentários:

  1. Gostei MUITO desse texto seu!!! Parabéns, vc definiu com brilhantismo cada tipo de babaca no mundo... Em especial o peito de pomba....huahuahuahua.... Muito bom....

    ResponderExcluir
  2. Um elogio seu é como ganhar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras!

    ResponderExcluir
  3. Que medo. hehe

    Como diz a revista: "Apareço, logo existo."

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!