domingo, 3 de abril de 2011

Ciúme Retroativo



Por que as pessoas cismam de ter esse maldito ciúme retroativo?

Por que acham que tem direito sobre o passado das pessoas?

O que importa aquilo que aconteceu 5 anos antes do relacionamento?

O que eu percebo é que as pessoas gostariam que assim que iniciam um relacionamento, aquele fosse o primeiro relacionamento do ser amado. Para que tudo que aquela pessoa tivesse vivido tivesse sido ao lado deles.

Quanto egoísmo! As pessoas tem história, e é ótimo que assim seja, quando a gente tem outras vivências tudo fica muito mais interessante.

Segundo Flávio Gikovate, o ciumento é aquela pessoa que fantasia, “vê histórias onde não existe”. Para ele, ciúme não é prova de amor, mas de insegurança de quem ama. E, com sua experiência clínica, classifica dois tipos de ciúme: o sentimental, que faz alguém querer ser exclusivo na vida do outro, e o sexual, que provoca medo de ser trocado pelo parceiro.

Menos, bem menos.

61 comentários:

  1. Eu que sei o que é conviver com alguém que tem ciúme retroativo... Aff! Não recomendo pra ninguém!
    Aliás, foi um dos motivos pelos quais não durou! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, é bom estar de volta com meu ex novamente, obrigado Dr. Ekpen pela ajuda, eu só quero que você saiba que está lendo este post, caso você esteja tendo problemas com seu amante e esteja levando ao divórcio e você não quer o divórcio, o Dr. Ekpen é a resposta para o seu problema. Ou você já está divorciado e ainda deseja que ele entre em contato com o Dr. Ekpen, o lançador de feitiços agora (ekpentemple@gmail.com) e ficará feliz por ter feito isso

      Excluir
  2. sei como é. já vivi na pele. já quase morri. já tive que renascer pra ser nova pro outro. e, quem disse que serve ? o ciumento doentio, não ama o outro de verdade. ele, vem sempre em primeiro lugar. é pura possessão, possessividade. triste, pra todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. É triste pra quem sente também!
    O ciumento, em boa parte das vezes, sabe que é irracional e que não faz o menor sentido. Mas ele simplesmente sente. Não tem controle sobre isso.
    É um trampo quebrar os paradigmas e reestruturar os sentimentos... E em muitas das vezes ficam algumas sequelas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me define. Conscientemente sei que é besteira, mas acabo agindo irracionalmente por não conseguir frenar o sentimentos que me invadem. E no caso, o meu ciúme retroativo é da esfera sexual.

      Excluir
    2. Também tenho ciumes retroativo de esfera sexual,descobri que essa definição a pouco tempo através da internet,como a 16 anos assumi que era alcoolotras,que tinha um vicio e desta maneira consegui superar,então agora que sei que tenho ciumes retroativo estou enfrentando como um vicio,bloqueando o pensamento do ciumes retroativo que começa com pequenas comeca com pequenas coisas,mas se deixarmos nossa imaginação cria historias cenas absurdas,depois tratamos mal quem nos ama,ficamos carregados com aquela energia negativa que nos mesmo criamos,olhamos com raiva para a pessoa amada,não posso afirmar se vou conseguir vencer, mas depois que descobri que tenho essa síndrome e passei a encarar como um vicio e combater vicio não tem descanso,não há exceções,assim que percebo para onde o pensamento está indo eu lembro que é um vicio e bloqueio,tem dado resultado,mas a luta vai ser longa,e não podemos esquecer que não somos vítimas,nos criamos está situação,portanto podemos reverter está situação e dar valor a pessoa que está ao nosso lado.

      Excluir
    3. Passei por isso recentemente. Estava quase que em depressão. Resolvi transar com outra mulher apenas por transar. Sem sentimentos. Depois disso vi que é possível transar por transar e deixei de lado estas neuras. Eu endelsava minha esposa e não aceitava o fato dela ter deitado com outro. Então eu fiz o mesmo. Foi a salvação do meu casamento e acho que até da minha vida.

      Excluir
    4. Eu estou passando por isso nesse exato momento, tive uma ex namorada em que brigamos muito por isso por minha causa, mas dps de anos, aceitei pq ela teve muita paciência comigo e fomos felizes enquanto durou (4 anos).

      Atualmente estou com uma amiga de mais de 10 anos, agora namorando, só que tive a brilhante ideia de saber do passado dela, ela me contou, eu fiquei arrasado e o que mais me doeu foi que ela confessou que teve momentos melhores na cama (disse que sou incrível mas não disse que sou o melhor) e isso me deu um impacto negativo gigantesco, pois despertou algo que ficou adormecido em mim por muitos anos, esse foi o gatilho para eu simular em minha mente involuntariamente ela dormindo com outros homens, transando, etc... Isso está me arrebentando por dentro desde hoje de manhã, me consumindo até o ar, estou sem comer há horas, cheguei a dar quase um ataque de ansiedade, suar frio, sentir um vulcão dentro do estômago, passar muito mal. Brigamos muito feio, mas quero que isso cesse na data de hoje mesmo, pois é um sentimento de perda de posse muito grande, me sinto traído e o pior que sou escorpiano (apesar de não acredita muito em signos) tenho traços fortíssimos de ciúmes e possessão... Espero sinceramente que consiga sair o mais breve possível disso, algo que sei que ajuda é a pessoa falar o quanto nos ama, o quanto somos especiais e que trocaria todo seu passado com outras pessoas pelo atual (isso é a melhor coisa), inclusive foi assim que acalmei meu coração na época.

      Se você tem um(a) parceiro(a) que tem esse problema, diga o quanto ele é especial, seja sincero(a) e digo tudo o que sente, infle o ego da pessoa (sem mentir) e demonstre que você prefere o que estão vivendo no momento do que aquilo que você viveu com qualquer outra pessoa. Isso faz bem para ambos e destrava muitos "nós" que infernizam o relacionamento.

      Excluir
  4. E aí eu pergunto, se sabe que é irracional, por que insiste?

    Confiança é base de tudo, não há relação que resista sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o ciúme retroativo é uma doença. Só que essa doença não tem cura. Agora. Ela foi desencadeada por algum fato. Qual foi esse fato: Talvez essa resposta seja a cura.

      Excluir
    2. Não há oque se fazer,é um sentimento que surge do nada,não importa o quão feliz possa estar, simplesmente surge assim,estragando tudo novamente

      Excluir
  5. Confiança, o ciumento tem. Só não acredita (nele mesmo) que pode confiar. Então cria dragões, cria espada e tenta virar lenda. Perdi muito de mim, tentando equacionar turbilhões assim. Hoje, é como se o coração tivesse sido costurado, com bastante dor... então,existe constantemente um medo absurdo de doer de novo... sorte que estou com meu marido há 8 anos e ele é uma pessoa doce como a chuva (sem trovões!). É importante saber que a gente não muda a natureza doentia de outras pessoas. Só um médico consegue, nós não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu número é 964540686 será que vc pode me dá umas dicas de como ser liberto disso.Se puder me chama no zap.

      Excluir
  6. mudei toda minha vida por causa deste ciume doentio do meu marido, mas a unica coisa que importa pra ele e aquilo q nao posso mais mudar(meu passado). dei o melhor mim e mesmo assim nao fez diferença, ja estou ficando doente com essa situaçao d tanto ele desconfiar d tudo sem motivos pois nunca o desrespeitei. sera q a unica saida é a separação? eu o amo apesar d ser assim.

    ResponderExcluir
  7. Estou sendo um inferno na vida da minha esposa por causa disso, mas estou superando

    ResponderExcluir
  8. Ah, calem essa maldita boca. Reclamar de ciúme retroativo é coisa de gente biscate que um dia fez merda. Ou o quê? acharam que ter trepado com a pessoa errada -ou com várias- algum dia não ia ter consequência? Vocês que paguem por seus erros. Sinto pena é dos corajosos que se aventuram a ter algum relacionamento com lixos como vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASSINO EMBAIXO!

      ESSAS VADIAZINHAS PROMÍSCUAS QUE SE FODAM!

      Excluir
  9. Olá pessoal, sou um ciumento retroativo e depois de procurar incansáveis repostas e soluções as coisas começam a ficar mais claras. Venho dizer a vocês que o ciúmes retroativo pode ir embora, é importante saber que ele não vai embora sozinho, mas sim com muita vontade e luta, no momento já tive uma grande recuperação, tenho passado dias cada vez melhores e me recuperando... O negócio é que por conta de nosso ciúmes vivemos em uma depressão, em uma atmosfera não real em que tudo está fechado e acaba nos cegando, porém quando por um momento você consegue sair fica mais fácil de enxergar a realidade e criar força para se recuperar. O ciúme retroativo é uma espécie rara de TOC e ele deve ser tratado, aqui no Brasil há escassas informações sobre nosso TOC, mas como todo TOC ele deve ser combatido e aos poucos as coisas vão melhorando, recomendo que sempre que algum pensamento chegar vocês os ignorem, isso os ajudará de imediato, pode ser um pouco difícil fazer isso, mas vão perceber que a ansiedade irá logo desaparecer depois de uns minutos. Após isso você terá mais força para continuar seu tratamento. Cheguei a estas informações após pesquisar "Jealousy Retroactive" no google, que significa Ciúmes Retroativo, há muito material essencial para nos ajudar! Somos fortes o suficiente para sair desse poço, eu estou obtendo ótimos resultados, você também poderá! Caso precise me mande um e-mail: cperes_re@hotmail.com

    Seja feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do seu comentario, e gostaria sim de sua ajuda. Sofro com isso, e confesso que faço a pessoa com quem estou casado sofrer também.

      Excluir
    2. Eu tbm...estou muito triste comigo mesmo mais nao consigo me controlar....quero respostas que ela nao se sente a vontade para responder ai eu fico frustrado

      Excluir
    3. Oi me deu mas esperança seu comentário me chama no zap meu número é 964540686 me ajude por favor

      Excluir
  10. Anônimo (acima).

    Muito interessante seu comentário. Poderíamos conversar e nos ajudar. Eu enxergo nosso problema como um distúrbio emocional. No meu caso, os pensamentos intrusivos desencadeam uma espiral de pensamentos de baixo teor e desnecessários. Estranho que sabemos que não queremos sofrer com isso, entretanto, automaticamente nossa mente é tomada e não temos muito sucesso em controlá-la. Acaba sendo angustiante o medo da perda de alguém que pode ser o amor de nossas vidas por esse motivo.


    ResponderExcluir
  11. Anônimo (acima).

    Muito interessante seu comentário. Poderíamos conversar e nos ajudar. Eu enxergo nosso problema como um distúrbio emocional. No meu caso, os pensamentos intrusivos desencadeam uma espiral de pensamentos de baixo teor e desnecessários. Estranho que sabemos que não queremos sofrer com isso, entretanto, automaticamente nossa mente é tomada e não temos muito sucesso em controlá-la. Acaba sendo angustiante o medo da perda de alguém que pode ser o amor de nossas vidas por esse motivo.


    ResponderExcluir
  12. Vivo o pesadelo há sete anos, com duas companheiras diferentes. Acho que os homens não estão preparados para a liberdade sexual das mulheres.

    Será um processo doloroso

    ResponderExcluir
  13. Os homens sofrem em silêncio as consequências dá libertação sexual das mulheres porque não está na nossa natureza aceitar sermos os segundos, terceiros... Décimos ou vigésimos. Elas não são culpadas, também são vítimas. Com o tempo elas perceberão e educarão melhor suas filhas.

    ResponderExcluir
  14. Homem nenhum precisa se incomodar com o fato de ligar para o passado de sua esposa ou namorada. Porque a realidade é que nós somos animais e todos os animais possuem distintos inerentes e intrínsecos à sua existência. Quando você é julgado por uma mulher pela sua esposa ou pela sua namorada pelo que você sente, a realidade é que eu não pode se colocar no seu lugar simplesmente porque ela não é homem. O ponto chave crucial que após muito estudo conclui é que o homem é um animal que necessita se sentir único já a mulher não necessita se sentir única como prioridade e sim se sentir amada e desejada Isto é a insegurança da mulher reside no fato de você ter amado uma namorada mais do que amou ela esse tipo de pesadelo é muito faço para ser contornado basta você dizer que ama muito mais. A Insegurança do homem está no fato de ele não ser o único o suficiente e isso está ligado a exclusividade Que também está correlacionado com ser o melhor sexualmente falando. Quando a pessoa que o homem ama tem um vasto passado as chances de ele ser único em diversas esferas são feridas ele deixa de ser o primeiro dela em várias coisas por isso que o alto índice de parceiros Nunca será algo que os homens gostam de que a sua namorada tenha tido. O homem estigmatiza a promiscuidade da mulher mas a mulher não. O grande vilão disso é liberdade sexual das mulheres pois elas acham que não há consequências e no fundo nem a gente sabia por isso que não há culpados e sim meros mortais que não temos plena certeza de como nossos instintos respondem às situações da modernidade afinal Experimente dar liberdade a quem nunca teve no caso as mulheres é claro que elas ainda não saberão usar direito. E para finalizar eu digo que nenhum homem deveria apedrejar uma mulher pelo seu passado e que ele deve lembrar todos os dias que também não é obrigado a conviver com isso. Às vezes basta aceitar que Não nascemos na melhor época possível para relacionamentos monogâmicos de sentimento Genuíno e puro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instintos***

      Perdão pelos erros porque usei o teclado de voz do Google

      Excluir
  15. Sofro deste mal que me destrói, a mim e a minha esposa, me sinto tenso, nervoso, inseguro, tento fugir consta ntemnte de pensamentos e imagens de minha cabeça, imaginando coisas, vendo cenas das mais variadas ...Eh angustiante e destrutivo..Sei que não leva a nada, eh uma perda de tempo, mas não consigo me livrar destes fantasmas. Qdo percebo,do nada já estou pensando, imaginando, eh horrível! Minha esposa teve mtos parceiros antes de nos conhecermos, eh uma ótima esposa, fiel, excelente mãe,já somos avós,vejam só. Estamos casados há 24 anos, já sofremos muito ao longo destes anos por isto, e fiquei por uns 6 anos sem pensar em nada a respeito, nada. Mas derrepente tudo voltou a minha cabeça..Neste momento estou tentando lembrar e relacionando todos os ex de minha esposa, eh loucura total!! Sei que foram mais de 100,ela havia na confiança me contado , mulheres! Nunca cometam este erro! Estou no momento no número 79!!! Socorro!!

    ResponderExcluir
  16. Sofro deste mal que me destrói, a mim e a minha esposa, me sinto tenso, nervoso, inseguro, tento fugir consta ntemnte de pensamentos e imagens de minha cabeça, imaginando coisas, vendo cenas das mais variadas ...Eh angustiante e destrutivo..Sei que não leva a nada, eh uma perda de tempo, mas não consigo me livrar destes fantasmas. Qdo percebo,do nada já estou pensando, imaginando, eh horrível! Minha esposa teve mtos parceiros antes de nos conhecermos, eh uma ótima esposa, fiel, excelente mãe,já somos avós,vejam só. Estamos casados há 24 anos, já sofremos muito ao longo destes anos por isto, e fiquei por uns 6 anos sem pensar em nada a respeito, nada. Mas derrepente tudo voltou a minha cabeça..Neste momento estou tentando lembrar e relacionando todos os ex de minha esposa, eh loucura total!! Sei que foram mais de 100,ela havia na confiança me contado , mulheres! Nunca cometam este erro! Estou no momento no número 79!!! Socorro!!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Estava lendo os comentários, e fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que vivem desse mal, que assombra e aterroriza, também, a minha vida. Estava pensando, que se, nos reuníssemos em um grupo (whatsapp), poderíamos fazer um certo tipo de reunião, para trocarmos experiências e tentar nos ajudar, com nossas melhorias, pois na situação que me encontro, as vezes qualquer palavra de conforto, testemunho de algo que funcionou, experiências de pessoas que estão na mesma situação que eu, já é uma forma de amenizar a dor, e aprender a conviver ou tentar curar essa doença. Deixo aqui meu e-mail, para quem se interessar a fazer parte dessa ideia junto comigo. Mandem seus contatos que crio o grupo.
    manu.fge1@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Meu namorado não aceita que tive outros relacionamentos, nem mesmo amizades que fiz em 2014-2015 quandp nem conhecia ele, isso tá me desgastando, n sei oq fazer, gosto dele mas isso faz a gente brigar e as vezes da vontade de desistir dele pq é demais para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma conversa franca, eu sugiro. Sente e converse com ele, você precisa passar muita segurança. Se você está disposta a levar esse relacionamento adiante, se vale a pena ficar com essa pessoa, a conversa se faz necessária.
      Explique para ele que o passado é ago que não pode ser modificado, e contribuiu para você se tornar a pessoa que és.Lembre-se: Passe segurança

      Excluir
  19. Bom dia pessoal, realmente é algo difícil.
    Esse ciúme retroativo me acompanha a algum tempo, se manifestou ainda com minha primeira namorada onde ela não era mais virgem e eu era. Namoramos DOZE anos e no final do namoro,isso não era mais problema, havia superado e aceitado o passado dela pois estava além de qualquer coisa mudá-lo, então acreditem, é possível resolver isso.
    É engraçado, sabemos que não há o que fazer mas o ciúme retroativo insiste em aparecer.Agora, estou namorando uma menina a dois meses, mãe solteira. Nos conhecemos por meio de app, saímos, transamos e até ai tudo bem. Ai com o passar do tempo, comecei a me questionar se ela fazia isso com outros caras (normal, curiosidade), ela afirma que não foi sempre assim, até já havia comentado algo (sem eu perguntar) sobre não ter paciência com esses encontros, que saía com os caras para jantar e não aguentava ouvir as histórias deles. Tudo me leva a acreditar que não era uma "menina fácil", comigo rolou porque rolou e pronto!
    Acredito que, com o passar do tempo, ganhando confiança no relacionamento, é possível tratar isso, nós mesmos nos machucamos investigando e perguntando sobre o passado de nossas parceiras...pra que isso?
    Estarei procurando terapia para que isso não se torne um problema para o relacionamento, o que posso dizer é que o quadro exige tratamento sim, ocorre da parte masculina como na parte feminina, ciúme é algo "normal e aceitável" até certo ponto.
    Paz e luz

    ResponderExcluir
  20. ola alguem me ajuda eu sou mais um sofredor deste mal 19998532301

    ResponderExcluir
  21. Caramba!! Achei que so fosse eu...Ja sofri com isso, e sofro no meu atual relacionamento. O pior e q apesar de ser homem, sempre fui certinho e nunca fiquei por ficar, só namorei; ai sinto ciumes e dor ao ficar pensando q elas ficaram so por ficar com outros rapazes. Mas ja venci isso uma vez, e com fé em Deus vencerei novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Andrew)
      Cara, eu sou exatamente igual a você. Nunca fiquei com meninas por ficar, beijei 5 mulheres na vida e a minha atual namorada ficou com 16 ou 17, porque ela não sabe exatamente quantos foram em uma noite que ela beijou 8 ou 9. Como eu devo me sentir em relação à isso? É horrível e desgastante, dói tanto isso, eu quero muito perdoar ela, mas é muito difícil esquecer.

      Excluir
  22. Meu deus,acho que esse é o pior sentimento que uma pessoa pode sentir .sofro desse mal,e no meu caso existe um agravante,quando comecei minha relação com meu namorado,eu tive acesso ao computador dele ,e lá estava ... Todas as fotos ,videos (dele transando)e tudo mais que vcs podem imaginar ! Imaginem esse material na mão de quem sofre desse mal ? Gente...meu relacionamento acabou ali né ? (Na minha cabeça) eu briguei com ele ,joguei na cara dele que já havia alguns meses que já estávamos juntos ,e pq ele não tinha apagado aquilo...etc..etc... Enfim,isso já faz 1 ano ,e até hj as imagens não saem da minha cabeça ,ele fala que me ama demais ,demonstra isto até ...mas nada ,nada que ele fala ou faz adianta ,eu tenho sofrido demais ,não consigo ter nem relação com ele mais ,tenho pensado em terminar ,mesmo gostando dele ,pq aí eu penso que não vou sentir isso ! E frustrante ..

    ResponderExcluir
  23. Estou passando por esse problema. Tenho ciúmes de cunho sexual de um ex da minha esposa. Ela sempre fala que comigo foi tudo diferente e que sou o amor da vida dela mas sempre vem os pensamentos do que fizeram na cama. Umas coisas ela disse que só foi comigo mas, mesmo assim, tenho ódio de saber que ela gostou dele. O pior que se eu comparar o que fiz e vivi antes dela é como se eu tivesse feito 1.000 sacanagens e ela só uma. Mas o sentimento machista impera. Preciso controlar o meu sentimento quanto a isso, pois nossa vida, tirando isso, é perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei bem como é isso!!! Não é fácil não

      Excluir
    2. Tamo junto broder!! vamos pensar que existem coisas mais importantes na vida...

      Excluir
  24. Também preciso me livrar deste mal. Eu e meu namorado somos maduros e estamos juntos apenas pelo amor que nos une, nada nos prende, entretanto não consigo aceitar a profunda amizade que ele tem com uma ex por mais que saiba da integridade dele e que nada rola entre os dois tenho um ciume doentio da presença dela na vida dele e da família dele. Não posso nem ouvir o nome da pessoa. Tento de tudo mas infelizmente nao consigo aceitar com naturalidade.

    ResponderExcluir
  25. Também estou passando por este problema me ajudem 964431524

    ResponderExcluir
  26. estava sofrendo assim e o que aliviou foi eu transar com uma puta. Aí me livrei da ideia de sexo só com amor.

    ResponderExcluir
  27. Meu zap 3899491361 preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  28. Não é por querer que vivemos esse pesadelo. Tbm vivo isso minha mulher teve vários relacionamentos conjugal e sexual antes de mim.
    E no inicio ela me falava em detalhes hj somos juntos a 4 anos mas ainda me magoou com isso .Porquê sempre algo me lembra coisas q ela já fez com outros homens. Coisas q ela msm quem me falou. E fica difícil até de eu fazer algo bom com ela seja na vida ou no sexo . Sempre ela vai ter feito com outros.
    A sensação é q eu nunca fui o primeiro de nada na vida dela .
    Isso é triste de se viver.
    Mas a pesar de tudo eu a amo e ela tbm me ama .por isso não é fácil. E nem fazermos por gosto os atos de ciúmes retroativos.
    Mas vou lutar por nós e vou vencer creio em Deus.

    ResponderExcluir
  29. Hj iniciei minha busca por entender o que de fato acontece na minha cabeça.
    Conheci meu ex marido muito novinha, 13 anos, namoramos, casamos, tivemos 2 filhos e nos separamos há 3 anos. Há 6 meses conheci meu atual namorado, a conexão foi intensa, tanto sexual quanto sentimental. Ele é um homem maravilhoso pra mim, romântico, carinhoso, amoroso mas logo no início do relacionamento ele já saiu me contando detalhes do relacionamento dele.com a ex mulher que o traiu e de quem ele se separou ainda apaixonado.
    Ouvi coisas, que pra mim que sofro com o ciúmes retroativo, foram insuportáveis, detalhes sexuais que não saem da minha cabeça. Antes de mim ele namorou por 1 ano e terminaram porque ela pegou ele ma dando mensagens pra ex dizendo que ainda sentia falta dela. Detalhe: Ela ( a ex mulher) levava outros homens pra sexo dentro da casa deles, na cama dele e isso foi o motivo do divórcio.
    Ele já me contou tanta coisa, tanto de uma quanto da outra, tem fotos com a ex-namorada nas redes sociais... Já comentou comigo de todas as outras mulheres que ele ficou, pegou, tentou e não conseguiu...
    Ah gente, isso me machuca demais. Só quem tem o problema é capaz de entender...
    Já ouvi que a ex mulher pedia pra ele comer ela nos banheiros das festas. Que o filho deles foi concebido numa viagem romântica...
    A família e os amigos dele já confundiram meu nome com o da ex namorada diversas vezes...
    Até apresentada pelo nome da ex namorada dele eu já fui.
    Fds passado vi que ele ainda mantém fotos da ex namorada no celular e isso pra mim foi a morte. Pior que no mesmo dia, encontrei um fio de cabelo preto, eu sou loirassa, no box do banheiro dele e 3 preservativos no armário. Fui pegar o secador e acabei vendo sem querer. Como ele mora sozinho, fiquei arrasada. Na sequencia vi as fotos da ex no celular e acabei decidindo terminar o relacionamento.
    Estou sofrendo muito, gosto bastante dele mas, ele não demonstrou ter empatia nenguma com a minha questão pessoal (ciúme retroativo). Muito pelo contrário, me tratou como se eu fosse uma louca que não confia nele.
    Estou destruída por dentro.
    Passado alguns dias ele.voltou a me procurar, me pediu perdão mas ele claramente não compreende a situação e não demonstra estar disposto a mudar.
    Se alguem quiser conversar sobre o assunto 11 993506651

    ResponderExcluir
  30. Também sofri muito com o passado sexual da minha ex-namorada. Inclusive, terminamos por isso. Racionalmente, eu até me esforçava muito pra pensar que não significava nada, que assim como eu tive um passado, certamente muito pior, ela também, e isso não definia a sua pessoa. Mas, os pensamentos sobre o que havia feito ou deixado de fazer, com quem havia se envolvido, tanto os que eu sabia como os que eu “deduzi” saber, acabavam me afogando psicológica e emocionalmente num mar de sofrimento, angústias e ruminações. Sim, algo que fugia do meu controle e gerava muita confusão, ao ponto de me fazer ter crises de ansiedade, insônia, e quase ter me levado a Depressão. Realmente, de forma lamentável, foi algo que fugiu do meu controle como eu nunca imaginei que poderia, afinal, tenho 29 anos e isso nunca tinha acontecido nessa intensidade. De tudo que li sobre o tema, parece-me que a raiz desse “ciúme retroativo” ou “síndrome de rebeca” está atrelada a um contexto psicológico de insegurança, baixa autoestima e autoconfiança, algo que pode ser agravado pelo comportamento da parceira(o). Enfim, bom saber que não foi algo exclusivo da minha pessoa. Recomendo sessões de terapia, que me ajudaram bastante, e uma busca incessante sobre quem você é em Deus. Isso sem sombra de dúvidas, ajudará muito.

    ResponderExcluir
  31. Gte eu tb sofro de ciumes retroativo. Se quiserem me add para nos ajudar mutuamente, segue meu contato 33 9 8457 6690. Qdo vou p casa do meu namorado, fico olhando tudo, um quadro, um efeite, fico imaginando se algo daquilo foi a ex q comprou. Sei q ela meio q morava la, apesar dele nao admitir. O pior é que ao casarmos, vamos morar la. seria meu martirio, pq procuro lembrança em tudo. Outro dia achei um prta retratos c uma foto da filha dela, peguei e joguei fora. Essas coisas me torturam, saber q ela dormia na cama q hj é minha. Me ajudem? Prometo ajudar vcs tb, eu tenho passado tb, mas nao é facil suportar. Os comentarios das pessoas, que ele mandava e desmandava nele, que traia e tudo mais, e ele sempre voltava, tudo isso me destroi.

    ResponderExcluir
  32. qdo estou la eu nao relaxo, estou sempre observando as coisas p ver se acho lembrança de ex. e como ele é mto desatento, e desligado, sempre acabo achando uma coisa. Tipo, achei no guarda roupa uma tampa de baton antiga. um pente. Fui pegar uma toalha, e achei uma uma talha velha de mulher, ele certamente nem observa isso, mas eu fico louca por dentro.

    ResponderExcluir
  33. Talvez me encaixe como um ciumento retroativo, sei como é difícil combater tal sentimento apesar de reconhece-lo. É ruim perceber o quão tóxico é tal comportamento mas não ter controle sobre que sente. De qualquer forma, acho importante fazer uma análise psicológica pessoal para que mesmo que não se cure, ao menos perceba os motivos que levam a tal transtorno. O meu caso é um pouco diferente, pois minha parceira é uma ex que reatei o namoro. O que me incomoda no entanto, é o período em que não estivemos juntos e ela acabou por namorar outra pessoa. Eu fui o primeiro homem dela, o primeiro namoro, ela sempre me amou, todos sabem disso, tentou voltar várias vezes; até que desistiu (ficamos separados por 2 anos) e acabou por namorar uma única outra pessoa, por um período curto de 5 meses. Após isso, nos reaproximamos e voltamos. No entanto, fico pensando constantemente no tempo em que não estivemos juntos, com a perda da minha "exclusividade", se ela pensava em mim etc. Acho que isso se da: 1° pela baixa autoestima, insegurança e necessidade de se comparar com outras pessoas (lembrando que tais coisas não têm nada a ver com beleza, e status, cond. financeira etc.) e 2° por uma objetificação do sexo feminino, sinto que no fundo, posso estar a enxergando como um objeto, que por ter sido usado por outra pessoa, perdeu o seu valor. Existe também um sentimento de posse, acho que por eu ter sido o primeiro namorado dela etc. principalmente.

    Ela me ama, não teve sentimentos no antigo relacionamento, sempre me deu preferência, é uma ótima namorada, eu não sou metade do namorado que ela é. Mas não adianta!! Por mais que o cenário seja o mais favorável possível, sempre criaremos monstros e motivos pra pensar, pensar e pensar!! Tornando triste o relacionamento e consequentemente a vida!! Parece que vivemos em um loop eterno e toda demonstração de afeto feita pelo parceiro soa meio “falsa” (isso é assim com vocês tbm?)


    Eu estou quase curado!!

    Mas o que aprendi com isso?? 1 Treine sua autoestima, e você não precisa ser a melhor pessoa do mundo pra isso!!
    2 As pessoas não são objetos, elas precisam de outras experiências! Inclusive a dela só fez reconhecer o quanto gosta de mim etc.
    3 Pra ficar com alguém temos que levar em conta valores mais importantes, parecidos com os nossos. Essa pessoa te faz bem? é uma boa companhia? ou falando mais sério... será uma boa mãe ou esposa?

    Estou com 22 anos, posso até casar com essa menina, mas quero namorar outras pessoas antes!! Preciso ter certeza de que encontrei alguém pra passar a vida!! Sinto que não vencer esse problema me impediria de conhecer outras pessoas, pois obviamente, elas já viriam com um passado. E se você conheceu alguém agora e sofre com isso, entenda: Seja grato por estar com alguém que você ama e te faz bem, o passado que tanto te atormenta, talvez tenha sido o necessário pra leva-la até você.

    Mas me digam, vocês por acaso vem traços parecidos na personalidade de vocês ?? Necessidade de se comparar, baixa autoestima, insegurança etc. E esses comportamentos ?? fuxicar as redes sociais do ex dela, por exemplo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tudo isso que vc falou eu tenho, todos esses comportamentos.

      Excluir
    2. Tu tá no céu.. só 1???? E tu ainda foi o primeiro?? Tá showww
      Meu caso é pior.... sou casado há 10 anos e ainda sinto isso.. e foi um bocado oh.....

      Excluir
  34. Eu só quero me livrar disso o mais rápido possível. Durante anos estou sustentando esse sentimento, que passou de uma relação pra outra. Simplesmente não dá pra levar uma vida normal, esse distúrbio horrível tomou conta da minha cabeça, só preciso me livrar disso e não faço ideia de como começar esse processo de cura, eu só penso nisso. é muito sofrimento

    ResponderExcluir
  35. Analisando como o meu ciúme retroativo progrediu ao longo dos anos, vejo que realmente trata-se de uma questão de autoestima. Conheci meu namorado em um momento que minha autoestima estava muito baixa. Uma semana antes de ficarmos, ele me contou sobre o relacionamento anterior dele. Não sei porque aquilo ficou na minha cabeça por anos. Imaginava mil coisas, vi uma carta que ele escreveu para ela, briguei com ele por causa dela milhões de vezes. Tinha muita curiosidade de saber como era ela, mas ele nunca deu abertura para que eu soubesse de nada. Quase dois anos depois consegui descobrir o sobrenome da menina e comecei a estalkear nas redes sociais. De cara, achei feia, mas de tanto imaginar o que ele via nela,aquela feiúra foi se tornando bonita aos meus olhos. O tempo passou, fiz 5 anos de terapia, nunca falei diretamente sobre isso com a psicóloga, mas tratei minha autoestima baixa em relação a tudo na vida. Hoje eu me admiro e me amo muito, me sinto uma mulher única, cheia de qualidades, não me troco por ninguém. Não tenho mais ciúmes dela, nem penso mais como eram os momentos deles dois, enxergo como um passado, namoro de adolescentes que nunca será como o nosso. Mas engraçado é que o TOC é tão grande que até hoje eu bisbilhoto a vida da menina, mesmo tendo, toda vez, a certeza de que estou melhor que ela em todos os sentidos. Enfim, curei o ciúme, mas não curei o TOC de ficar lembrando dela.

    ResponderExcluir
  36. Tô precisando mesmo de ajuda, tô acabando com meu relacionamento e não sei o que fazer. Se alguém puder me ajudar 21 974855563

    ResponderExcluir
  37. Descobri o meu diagnóstico somente hoje
    Por acaso a minha namorada ( que agora esta sendo a ex) procurou se informar r3speito do por quê eu me separei dela sem motivos aparentes. Alegando somente que sofria pelo passado.
    Li todos comentários de vocês.
    Me encaixo em todos comentários. Me sinto mais acolhido em saber que não estou só. Obrigado a todos vocês. Eu ainda estou muito mal,segundo namoro que me deparo sofrendo com esses pensamentos. Eu sou apaixonado por ela, porém não consigo aceitar. Prefiro ficar só do que sofrer, mas somos criaturas que necessitam estar com alguém. Outra coisa meus amigos... se você tem alguém que sofra disso... não venha falar mal logo aqui, muitas pessoas estão sofrendo e encontra comentários horríveis.
    Espero que eu possa melhorar.
    Tenho 22 anos e não consigo parar de pensar nessas coisas. Estão me corroendo.
    Sinto meu coração explodindo, minha mente destruída. Sei que é uma doença, mas sei que Deus vai me ajudar.
    Estou com uma mistura de sentimentos. Feliz por saber o que tenho e triste em saber como é difícil sofrer por isso.
    Deus abençoe todos vocês que sofrem disso e espero que sejam felizes ��
    (Gostei das ideias dos grupos do whats)

    ResponderExcluir
  38. Uau, é bom estar de volta com meu ex novamente, obrigado Dr. Ekpen pela ajuda, eu só quero que você saiba que está lendo este post, caso você esteja tendo problemas com seu amante e esteja levando ao divórcio e você não quer o divórcio, o Dr. Ekpen é a resposta para o seu problema. Ou você já está divorciado e ainda deseja que ele entre em contato com o Dr. Ekpen, o lançador de feitiços agora (ekpentemple@gmail.com) e ficará feliz por ter feito isso

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!